Albergaria irá receber jovens de todo o mundo na pré-Jornada Mundial da Juventude

0
545

As paróquias e o arciprestado de Albergaria estão já a preparar a Pré-Jornada Mundial da Juventude, que irá decorrer de 26 até final de julho de 2023, e durante a qual a Diocese de Aveiro prevê acolher cerca de seis mil jovens de vários pontos do mundo.

Manuel Dinis, pároco de Albergaria, disse ao Jornal de Albergaria que, a nível local, um dos propósitos será alojar os jovens em casas de família.

“Privilegiamos o acolhimento no seio familiar. Não é preciso um quarto de hóspedes, basta o mínimo de condições”, disse, acrescentando que esse acolhimento será “uma experiência interessante” e totalmente segura, pois “a Diocese só aceita inscrições de jovens feitas pelas conferências episcopais e secretariados diocesanos de outros países”.

O bispo de Aveiro, D. António Monteiro, esteve ontem reunido com as comissões organizadoras das paróquias e do arciprestado de Albergaria, para definir atividades e missões. Cada uma destas unidades terá autonomia para organizar o seu próprio programa, havendo também atividades conjuntas, programadas, sobretudo, pela Diocese.

Das oito paróquias do Arciprestado de Albergaria, nem todas têm ainda comissões organizadoras em funcionamento, mas, no que respeita à sensibilização dos jovens católicos, “este é já o terceiro ano de preparação das jornadas, através da catequese”, disse o padre Dinis.

A pré-jornada, como o nome indica, antecipa a Jornada Mundial da Juventude que convoca mais de um milhão de jovens do mundo inteiro, segundo se prevê, a encontrar-se com o Papa Francisco, em Lisboa, de 1 a 6 de Agosto de 2023.

Redigido por Sofia Meneses