A evocação do 25 de Abril, no âmbito das comemorações da “Revolução dos Cravos”, já tem programa no Município de Albergaria-a-Velha. Animação de rua, várias expressões artísticas, com destaque para a música, conjugadas com cerimónias oficiais, marcam a Festa da Democracia e da Liberdade, que culmina com uma Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal. A Paz é eleita para um momento simbólico.
Pelas 15H desse dia de feriado nacional (a 4.ª terça-feira de abril), serão hasteadas as bandeiras, nos Paços do Concelho, com Guarda de Honra do Corpo dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha, ao som do Hino Nacional, interpretado pela Banda Filarmónica de Ribeira de Fráguas, e com momento simbólico pela Paz.
Às 16H, no Cineteatro Alba, realiza-se a Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal.
Na rua, a data será assinalada, entre as 14 e as 19 horas, na Alameda 5 de Outubro, com música e animação infantil, assim como com uma mostra de cultura, artesanato e turismo pela freguesia de Ribeira de Fráguas. Ao mesmo tempo, o Cineteatro Alba abre as portas à exposição fotográfica “Memórias da Aldeia”, de Jorge Bacelar.
Pelas 16 horas, no Cineteatro Alba, haverá um momento musical pelo Coro da Aldeia de Vilarinho de S. Roque, acompanhado da sinopse do documentário “Vou-me despedir do Rio”, de David Gomes e Pedro Cruz.
A Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal inclui um momento musical, com Pascoal Pires ao Trompete, e a Banda Filarmónica de Ribeira de Fráguas, e termina com um Porto de Honra, ao som do projeto Chill Out Blues – Pascoal Pires e César Oliveira.