A Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da Polícia Judiciária (PJ), com apoio do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, realizou a ‘Operação Toro’ que desmantelou um grupo criminoso dedicado ao tráfico de grandes quantidades de cocaína na Europa.
A operação resultou na detenção de quatro homens estrangeiros, com idades entre os 33 e os 52 anos. Na operação foram apreendidos 251 quilos de cocaína escondida em paletes de ananás, num armazém em Valongo do Vouga, concelho de Águeda. A droga chegou ao país através do Porto de Setúbal, vinda da América Latina.
A cocaína estava escondida em orifícios nas paletes de madeira. Após a entrada em Portugal, os contentores foram levados ao armazém para a droga ser retirada e enviada para Espanha.
A investigação iniciou-se com a troca de informações no âmbito do Global Drug Intelligence Network, um projeto da União Europeia e apreendeu também telemóveis, documentação e duas viaturas, uma delas com compartimento para transporte dissimulado de droga.
Os detidos vão ser apresentados a Tribunal de Instrução Criminal em Lisboa para interrogatório e aplicação de medidas de coação. A PJ continua a investigação para identificar outros membros da rede criminosa.