‘Sopa Para Todos’ é uma iniciativa solidária de âmbito nacional que visa apoiar pessoas mais vulneráveis e, ao mesmo tempo, ajudar a reerguer a restauração, um dos setores mais afetados pela pandemia.
O projeto ainda é recente, mas já começa a ganhar forma pelo país. A maneira de funcionamento é simples: quem quiser ajudar dirige-se a um estabelecimento aderente e deixa uma sopa ou uma refeição paga para quem precise e não tenha possibilidade de a adquirir. Pode ainda optar por deixar bens alimentares necessários para a confeção de sopa ou donativos livres, é uma questão de articular detalhes diretamente com o estabelecimento em questão.
Em Albergaria-a-Velha, para já, esta iniciativa chegou apenas ao restaurante Sabores da Praça, localizado no Mercado Municipal, mas espera-se que mais estabelecimentos aderiam a esta ideia solidária.
Em declarações ao Jornal de Albergaria, Lá-Salett Neves, proprietária do Sabores da Praça, conta que teve conhecimento deste movimento através “de colegas de Lisboa”. “Falaram-me da iniciativa, fiquei interessada e quis saber como funcionava. Mandei um email a pedir para aderir e recebi uma resposta quase instantânea”, afirma com esperança que esta ação possa ajudar “terceiros a superar dificuldades”, nomeadamente aqueles que “têm o estomago vazio e não têm 1,5 euros para pagar uma sopa”.
No dia 2 de fevereiro foi criado um grupo no facebook, que conta com nove mil membros. Pode consultar aqui a lista de todos os espaços aderentes de norte a sul do país.
Quem quiser aliar-se à iniciativa deve enviar email para geral@sopaparatodos.pt.