A PROBRANCA – Associação Para o Desenvolvimento Sócio-Cultural da Branca desenvolveu “Cadernos de Atividades de Estimulação- Trabalhar em 40ena”, para a população mais idosa se ocupar de forma criativa durante esta altura de isolamento social.
Estes Cadernos são dirigidos à população das respostas sociais seniores ao domicilio. “A ideia surgiu na sequência da suspensão temporária da frequência das respostas sociais do Centro de Dia e Convívio, devido ao COVID-19 e numa ótica de dar continuidade às atividades desenvolvidas aquando da frequência das respostas sociais. (…) “Trabalhar em 40ena” foi concebido com o objetivo de minimizar o impacto do isolamento social na população Sénior, faixa etária que apresenta maiores fragilidades; de promover a ocupação dos utentes e simultaneamente, estimular e preservar as suas capacidades intelectuais e físicas.”, adianta Rosa Costa, Técnica de Serviço Social, ao Jornal de Albergaria.
Estão organizados por diferentes temáticas: Cálculo Mental, Literacia, Os Nossos Saberes, Planeta Azul, O Nosso Portugal, Estimulação Motora, Estimulação das Funções Executivas, e Cultura geral. São concebidos por graus de dificuldade e adaptados às (in)capacidades e especificidades de cada utente. “As atividades e exercícios propostos, pretendem contribuir para estimular a motricidade fina, o raciocínio e abstração lógica, a atenção, a estimulação das funções executivas e preservação da capacidade funcional”, esclarece Rosa Costa.
Os Cadernos são disponibilizados a 47 utentes e distribuídos quinzenalmente nos domicílios pelas colaboradoras do Serviço de Apoio Domiciliário. É ainda de salientar que a Probranca, sempre que necessário, disponibiliza materiais para a realização das atividades/exercícios, propostos.