- Publicidade -
14.8 C
Albergaria-a-Velha
InícioRegiõesAveiro com experiência de autocarro sem condutor

Aveiro com experiência de autocarro sem condutor

- Publicidade -

O veículo autónomo começou hoje a circular no centro de Aveiro, a única cidade portuguesa a integrar o projeto europeu Ride2Autonomy. As viagens decorrem até dia 14 de outubro.

No âmbito da Aveiro Tech Week, a semana tecnológica da cidade, a Câmara Municipal de Aveiro coloca ao dispor de todos os cidadãos e visitantes um veículo autónomo de transporte público de passageiros. O projeto está a ser implementado numa parceria entre a Câmara, o Instituto de Telecomunicações e a Ubiwhere.

O percurso de shuttle sem condutor parte da Praça da República com destino à Praça Marquês de Pombal. As viagens começaram hoje, 5 de outubro, e decorrem até dia 14 deste mês – até dia 9 realizam-se das 10h-12h, de 10 a 13 de outubro das 14h-16h e dia 14 às 10h. O acesso é livre, por ordem de chegada e limitado a 11 pessoas por percurso.

O veículo chega a Aveiro pela mão do Ride2Autonomy, um projeto financiado pela União Europeia que conta “ajudar a desenvolver novos conceitos de mobilidade para passageiros, com o objetivo de chegar a um transporte mais saudável, seguro, acessível, sustentável, econômico e que responda à procura”, lê-se no website da Rupprecht Consult, empresa de consultoria coordenadora da iniciativa.

A Ride2Autonomy, em tradução livre, “Boleia para a Autonomia”, pretende que estes novos veículos se integrem na rede de transportes já existente no local de implementação. Neste sentido, decorrem exercícios de teste como o de Aveiro noutras cidades europeias: Differdange (Luxemburgo), Charleroi (Bélgica), Barcelona (Espanha), Inverness (Reino Unido, Escócia), Trikala (Grécia), Tartu (Estónia), Reggio Emilia (Itália), Tampere (Finlândia) e Vianden (Luxemburgo).

Os participantes na experiência podem esperar uma viagem com demonstrações de comunicações entre o veículo e a infraestrutura do Aveiro Tech City Living Lab – a complexa rede de telecomunicações e recolha de dados da cidade – bem como a deteção de objetos e pessoas em redor do veículo.

- Publicidade -
Beatriz Ribeiro
Estagiária no Jornal de Albergaria. Formada em Jornalismo pela FCSH. Com gosto pela escrita e pesquisa de informação, vim de Almada para Albergaria para estar mais próxima das pessoas – a peça central do jornalismo. Amante de música e podcasts, agora aprendo a caminhar sem fones, em busca das vozes dos locais.
- EDIÇÃO IMPRESSA -

CONECTE-SE

20,928GostosGostar
2,932SeguidoresSeguir

EM DESTAQUE

- Publicidade -

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

- Publicidade -
error: Conteúdo protegido!