O Congresso 2023 da Região de Aveiro, que celebra os 34 anos da Comunidade Intermunicipal, é motivo para um programa diversificado, que decorrerá entre 15 e 24 de outubro. Albergaria-a-Velha acolherá a conferência “Região de Aveiro – Planos e Projetos 2030”, dia 18, no Cineteatro Alba. Presentes, o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, e a ministra da Coesão Social, Ana Abrunhosa.
A CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, ao completar 34 anos de existência, irá levar a efeito o Congresso 2023, que inclui vários momentos, o primeiro do qual, domingo, 15 de outubro – Dia da Região de Aveiro – com um concerto pela Filarmonia das Beiras, pelas 16h30, no Centro de Artes de Ovar. Dia 16, às 14h30, será apresentado, na sede da CIRA, o projeto de ampliação das suas instalações. Neste mesmo dia, em Estarreja, às 15h30, decorrerá a apresentação do Sistema Primário do Baixo Vouga Lagunar, no Centro de Interpretação Ambiental BioRia, e às 16h30, em Cacia, será efetuada uma visita às obras das Infraestruturas Hidráulicas do Rio Novo do Príncipe.
Dia 17, o Museu Marítimo de Ílhavo será palco da apresentação da Estratégia do Grupo de Ação Costeira da Região de Aveiro, com início às 11 horas. Da parte da tarde, no Espaço Inovação de Oliveira do Bairro, decorrerá o Seminário Educação 2030.
Revista “Região de Aveiro” apresentada em Albergaria
Dia 18, quarta-feira, será a vez de Albergaria-a-Velha fazer as honras da programação, com a Conferência Região de Aveiro – Planos e Projetos 2023, em que estarão presentes o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, e a ministra da Coesão Social, Ana Abrunhosa. O encontro terá lugar no Cineteatro Alba, a partir das 14h45, e compreenderá a apresentação da Revista “Região de Aveiro – obras e projetos em execução”. Estão previstas intervenções dos membros do Governo e também de Ribau Esteves – CIRA, Susana Loureiro – SPI, Filipe Teles – UA e Pimenta Machado – APA, Polis Ria de Aveiro.
O Congresso 2023 da Região de Aveiro prossegue até dia 24, com ações em Anadia, Murtosa, Sever do Vouga (reunião sobre Aveiro Capital Europeia da Cultura 2024, dia 20, às 10 horas), Vagos, Ovar e Lisboa (Museu do Traje – participação no Programa Portugal Cultural Imaterial, dia 21).
No último dia, o Centro de Artes de Águeda acolherá, a partir das 14h30, a Conferência sobre Desenvolvimento do Território.