
Depois de quase três décadas, os motores voltam a rugir em Albergaria-a-Velha. O Vodafone Rally de Portugal regressa esta sexta-feira, 16 de maio, ao concelho, o troço SS11 Sever – Albergaria-a-Velha. A 58.ª edição da maior prova do automobilismo nacional traz de volta um espetáculo e adrenalina num percurso de 20,24 km.
Foto: Turismo do Centro
O Vodafone Rally de Portugal está de volta à região de Aveiro e promete acelerar corações. Após quase 30 anos de ausência, a 58.ª edição da prova rainha do automobilismo nacional regressa a Albergaria-a-Velha, com passagem pelos montes e trilhos albergarienses.
A competição já começou, mas é no dia de amanhã, 16 de maio, sexta-feira, que os motores vão soar no concelho com passagem no troço SS11: Sever – Albergaria-a-Velha, que se inicia às 19h20, num percurso de 20,24 km e que promete adrenalina do início ao fim. Desde 1999 que o Monte Telégrafo não era contornado, local que oferece dois pontos privilegiados e gratuitos para o público assistir em segurança à prova:
- Zona Espetáculo – Casa do Guarda
Vila Nova de Fusos – Coordenadas GPS: 40º 42′ 26.49”N / 8º 25′ 06.75”O
Este é o principal ponto de observação em Albergaria. Terá restauração a funcionar a partir do meio-dia, zona de animação e três parques de estacionamento. Para facilitar o acesso, haverá transferes de meia em meia hora entre os parques e o local da prova. Apenas quem possuir credencial poderá subir de carro até à zona da Casa do Guarda.
- Zona Espetáculo – Monumento do Inglês
Entre Ribeira de Fráguas e Silva Escura – Coordenadas GPS: 40º 44′ 41.88”N / 8º 24′ 41.21”O
Com vista privilegiada sobre a passagem dos pilotos, esta zona contará também com serviço de bar e comida, a partir do meio-dia.
Ambas as áreas são controladas e preparadas pela Proteção Civil, garantindo condições de segurança e assistência médica, sendo os únicos pontos aconselhados para o público.
António Loureiro, presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, em conversa com o Jornal de Albergaria lembrou que esta “é uma justa homenagem ao Carlos Torres, um dos melhores pilotos de todos os tempos”, e uma oportunidade de, ao fim de 26 anos, “voltarmos a receber uma prova de referência mundial no nosso concelho”. O edil acrescentou ainda que é “uma excelente promoção para o nosso território”.
O Serviço Municipal de Proteção Civil lembra que é importante respeitar as regras do evento e apelou a que a comunidade se deslocasse para “zonas de segurança e que possam prestar o devido auxilio”.
Informação adicional
- A zona Refuel (abastecimento das viaturas) será instalada junto à Praça Rainha D. Teresa, perto da Biblioteca Municipal.
- O público é aconselhado a chegar cedo, especialmente ao final da tarde, devido à previsível grande afluência e limitações de estacionamento.
- Fora das zonas espetáculo, o acesso e permanência junto ao percurso não estão garantidos nem recomendados, por razões de segurança.
A lista de inscritos deste ano é a maior e melhor da época do WRC, com 95 equipas, incluindo 12 carros da categoria Rally1 e 56 da Rally2. O Rally termina a 18 de maio.
