No seguimento de uma candidatura ao Programa “Leader, Renovação de Aldeias”, apresentada pelo Centro Social e Paroquial de Santa Eulália de Valmaior, com o apoio da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha e Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior, foi aprovado um projeto que prevê a requalificação de parte da antiga Fábrica de Papel de Valmaior.
Esta intervenção tem como objetivo “a preservação do património histórico local e refuncionalizar o espaço de forma a acolher diversas atividades” lê-se numa nota emitida pela Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior.
A Fábrica de Papel de Valmaior foi construída em 1872 e teve o seu encerramento definitivo em 1999. Em 2002, a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha adquiriu as instalações, e após ser apresentado um projeto que visava a construção de um equipamento social destinado a Creche, Estabelecimento de Educação Pré-Escolar, ATL, SAD, Centro de Dia e Lar de Idosos, a Câmara Municipal, no ano de 2007, fez a doação pelo prazo de 51 anos, ao Centro Social Paroquial de Santa Eulália de Vale Maior – Instituição particular de solidariedade social da Igreja Católica.
Leia a notícia na íntegra na edição impressa do Jornal de Albergaria, dia 22 de abril nas bancas.