Albergaria conta com classificativa para Rali de Portugal 2025

0
647

Águeda, Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga vão integrar o traçado da 58.ª edição da prova, marcada para meados de Maio.

Foto: DR/André Moniz

A 58.ª edição do Rali de Portugal, a decorrer de 15 a 18 de maio, vai contar com classificativas em Águeda, Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga, anunciou, na tarde de ontem, a organização da etapa lusa do Mundial de ralis.

“O Centro, desde sempre, tem as melhores classificativas do mundo, não é de Portugal”, disse o presidente do Automóvel Club de Portugal (ACP), na cerimónia de assinatura do contrato-programa de Desenvolvimento Desportivo com nove municípios do Centro, na Figueira da Foz. “Cada vez temos mais troços no Centro e qualquer dia não temos é dias para tantos troços no Centro”, acrescentou.

O arranque oficial está agendado para começar em Coimbra, embora a competição se inicie na Figueira da Foz com uma superespecial urbana. A 16 de maio, no segundo dia, os pilotos vão percorrer os troços de Lousã, Góis e Arganil (distrito de Coimbra) e Mortágua (distrito de Viseu), com uma passagem dupla, estreando no mesmo dia os troços de Águeda/Sever do Vouga e Sever do Vouga/Albergaria-a-Velha (no distrito de Aveiro).

A prova continua no dia 17 com o regresso a Vieira do Minho, seguido de passagens duplas em Cabeceiras de Basto e Amarante, terminando no renovado Eurocircuito de Costilha, em Lousada. O Rali de Portugal termina no dia 18 com os troços de Paredes, Felgueiras e Fafe. Pode encontrar mais informações sobre o evento no website oficial do Rally de Portugal.

Anabela Freitas, vice-presidente do Turismo Centro de Portugal, lembrou que o impacto da prova na região em 2024 traduziu-se numa média de 1,8 dormidas nos dias do rali, um “número muito bom, já que a média se situa um pouco abaixo”, detalhou, citada pela Agência Lusa. “Estou certa de que com a entrada destes três novos concelhos vamos aumentar aquilo que é a estadia média do turista só pelo impacto do rali”, disse a responsável.

Em janeiro, já tinham sido anunciados os novos troços, sendo a novidade desta conferência a confirmação dos mesmos como etapas classificativas, para além dos detalhes relativos ao percurso. A revista de especialidade AutoSport faz notar “que entre 1997 e 1999 a prova teve troços na zona, com denominações semelhantes, Oliveira de Frades/Ladário e Sever/Albergaria”.