Os social-democratas apresentou as listas nacionais dos seus candidatos às legislativas que vão acontecer a 30 de janeiro do próximo ano.
Para o círculo eleitoral de Aveiro, a lista é encabeçada por António Topa Gomes, de 49 anos, engenheiro civil e professor universitário associado com agregação na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).
O resto da lista é composta por Maria Paula da Graça Cardoso, Ricardo Bastos Sousa, Helga Alexandra Freire Correia, Rui Miguel Rocha da Cruz, Carla Manuela de Sousa Madureira, Rui Filipe Vilar Gomes, Jorge António Tavares de São José, Susana Maria de Oliveira Lamas, Ângelo Soares, Pedro Veiga, Adriana Rodrigues, António Sousa, Elisabete Soares, Jéssica Gaudêncio, Rui Correia. Como suplentes estão Diana Luzio, Nuno Pires, Tiago Palha, Margarida Alves e Regina Bastos.
Na análise geral às listas, Rui Rio optou por apostar em algumas novidades, com alguns nomes de dirigentes distritais a ficarem de fora. Dos 22 nomes apresentados, um por cada círculo eleitoral, 14 já eram deputados na anterior legislativa no entanto, há 11 novas entradas.
Outra nota a retirar da lista de candidatos é a diminuição do número de mulheres a concorrer, em comparação a 2019. Para 2022, Rui Rio escolheu seis mulheres como cabeças de lista, menos uma do que nas últimas eleições legislativas.
As listas foram aprovadas por maioria no Conselho Nacional do PSD com 67 votos a favor, 21 contra e seis abstenções.