- Publicidade -
2.1 C
Albergaria-a-Velha
InícioPaísDia da Proteção Civil celebra-se hoje

Dia da Proteção Civil celebra-se hoje

- Publicidade -

A data começou a ser celebrada em 1990 pela Organização Internacional de Proteção Civil mas só em 2008 é que Portugal a instituiu. O dia tem como objetivo alertar e sensibilizar a população para a importância da Proteção Civil na vida diária como na sua intervenção na ocorrência de acidentes graves e catástrofes. A data serve também para lembrar o “papel incontornável que cada um de nós, enquanto cidadãos, pode e deve ter no âmbito de uma cidadania ativa e consequente pois todos somos proteção civil“, afirma o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Duarte Costa.
Em ano de pandemia, as comemorações habituais deste dia ficam suspensas e colocou ao Sistema Nacional de Proteção Civil “um desafio sem precedentes” em assegurar a missão de proteger e socorrer o cidadão e defender o ambiente e o património, sem deixar de garantir a segurança de todos aqueles que socorrem e protegem. Tendo em conta o panorama atual, o tema escolhido para celebrar a efeméride é: “Uma Proteção Civil Robusta para Preservar a Economia Nacional“.
Duarte Costa, em comunicado, aproveitou também para agradecer “o esforço, o espírito de sacrifício, a dedicação, o rigor, a coragem moral e a determinação, que depositam no cumprimento de uma missão que, em tempos de pandemia, se torna ainda mais complexa e revestida de um grau de exigência que me prova, todos os dias, que só verdadeiros heróis, como vós, conseguem estar à altura dos desafios“.
Os Bombeiros de Albergaria-a-Velha também não deixaram de assinalar a data através de uma publicação nas suas redes sociais.

O Jornal de Albergaria está a preparar uma reportagem sobre o Dia da Proteção Civil, com destaque nos elementos municipais da Proteção Civil. Vai poder ler o texto na íntegra na próxima edição, quinta-feira nas bancas.

- Publicidade -
Adriana Ribeiro
Jornalista do Jornal de Albergaria - Licenciada em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo pela Universidade da Beira Interior. Leitora assídua e apaixonada pela escrita desde pequena. O gosto pelo jornalismo foi por isso inevitável. O jornalismo regional tem sido o grande foco de trabalho, tendo já passado por várias redações de vários pontos do país.
- EDIÇÃO IMPRESSA -

CONECTE-SE

20,928GostosGostar
2,932SeguidoresSeguir

EM DESTAQUE

- Publicidade -

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

- Publicidade -
error: Conteúdo protegido!