Na alegria de celebrar Jesus Cristo ressuscitado e vivo entre nós, saúdo o Povo de Deus com os votos de uma feliz e santa Páscoa. Desejo que chegue a cada família, a cada pessoa, a cada coração a Boa Notícia: “O Senhor ressuscitou verdadeiramente. Aleluia.”
Celebrar a Páscoa é celebrar o amor maior, o amor sem limites, levado ao extremo de dar a vida para que todos tenhamos vida, e vida em abundância. Celebrar a Páscoa é contemplar o Senhor que caminha para o Calvário, que cai sob a cruz demasiado pesada com as nossas fragilidades, o Senhor que é trespassado na cruz e que derrama por nós as últimas gotas de amor… o Senhor que deixa o túmulo vazio, que ressuscita, que vai à nossa frente, a preparar-nos um lugar. Cristo ressuscitou, aleluia: este canto faz eco na grande celebração, a luz brilha no meio da noite, a festa acontece, porque vemos renovada a nossa fé e celebramos as razões da nossa esperança.
Na Paróquia de Albergaria-a-Velha, além das celebrações do Tríduo Pascal (5ª, 6ª e Sábado Santo) às 21 h e das Missas habituais de Domingo, teremos ainda a Visita Pascal em duas modalidades, entre as 13 h e as 17 h e a Missa da Ressurreição às 18 h com Procissão Eucarística.
No Dia de Páscoa a imagem de Jesus Cristo Ressuscitado vai passar numa carrinha a abençoar as nossas ruas e os nossos lares. Teremos também o Compasso da Visita Pascal porta-a-porta, levando como sinal uma bandeira de Cristo Ressuscitado. Todos os que acolherem a Visita Pascal (mesmo à porta) receberão uma pequenina cruz para, no momento próprio, aquando da oração pascal, poderem beijar a cruz. Essa cruz é oferta para cada pessoa: beija a cruz e fica com ela de recordação. Esta visita será à porta da casa de cada família. Contudo, as famílias que desejarem que o compasso entre em sua casa deverá solicitar nesse momento. As “voltas dos Compassos” foram reformuladas, por isso, a hora de passagem poderá ser muito diferente do costume chegando às primeiras casas pouco depois das 13 h.
Vivamos com alegria o Tempo Pascal ! Que Cristo seja, na verdade, o centro das nossas vidas. Que a Sua ressurreição nos estimule a imitá-lO procurando fazer sempre o bem. Que a Paz que tanto desejamos para o mundo começe no nosso próprio coração. Não haverá paz entre os países se não houver Paz no coração dos homens: a Paz começa no nosso coração ! Acreditemos na victória da Paz sobre a guerra, da Vida sobre a morte, da Graça sobre o pecado e do Bem sobre o mal. Se as situações adversas dificultam a nossa caminhada, não tenhamos medo, não desanimemos. Cristo ressuscitou! Cristo está vivo entre nós! Ele é a nossa força e a nossa vitória. Sabemos em quem depositamos a nossa fé, a nossa confiança e a nossa esperança.
Que a Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, invocada sob o título de Nossa Senhora do Socorro, nos ampare em todas as dificuldades e sofrimentos, conservando em nós a alegria do coração. Envio a todos uma especial bênção como penhor das graças de Deus. Que esta bênção chegue principalmente aos idosos e aos doentes, aos mais tristes e abandonados e a todos os que são vítimas da maldade humana.
Votos de uma Santa Páscoa.
Pároco de Albergaria-a-Velha,
Pe Manuel Dinis