Perdidos entre os Logins e as Passwords

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“Não é preciso perdermos o nosso telemóvel ou ser roubado o nosso PC, para que depois de ultrapassado o problema de acesso aos mesmos (e que é facilmente ultrapassável), o “ladrão” fique facilmente com acesso às nossas palavras passes de acesso a tudo”.

Quase diariamente acedo a locais na web que exigem uma autenticação, todos temos cada vez mais nomes de utilizador e palavras passe para memorizar e usar no nosso dia-a-dia. A ten­dência para uma vida cada vez mais digital não tem fim, desde a gestão do nosso correio (ago­ra eletrónico), contas bancárias, identificação por chave móvel digital, marcação de consultas, pagamentos tributários e outros, aceder ao teletrabalho, compras diversas on-line ou mesmo para laser perante a adquisição de bi­lhetes para espetáculos ou cine­ma, bilhetes de avião, reservas de estadias e refeições, tudo on-line.
Sendo que em cada registo efetuado são-nos pedidos da­dos diferenciados e uma enor­me criatividade na definição de passwords cada vez mais exigen­tes, alternando entre carateres numéricos, ou especiais, letras maiúsculas ou minúsculas… temos uma manopla de nomes de utilizadores e passwords que por questões de segurança não devem ser repetitivas ou iguais.
Não é preciso perdermos o nosso telemóvel ou ser rouba­do o nosso PC, para que depois de ultrapassado o problema de acesso aos mesmos (e que é facil­mente ultrapassável), o “ladrão” fique facilmente com acesso às nossas palavras passes de acesso a tudo.
Isto pode acontecer mesmo quando estamos na posse des­tes equipamentos, se por acaso um pirata informático invadir o nosso computador, gerando si­tuações muito complicadas quer ao nível financeiro, quer ao nível pessoal.
Quando o browser onde esta­mos a navegar na Internet nos pergunta se queremos memori­zar o nome do utilizador e a pa­lavra-passe, a nossa tendência é responder logo que sim, porque é acima de tudo um enorme au­xiliar de memória.
Por isso, há uma séria tria­gem que deverá ser feita neste momento. Começando por dis­tinguir os serviços que efeti­vamente devem ter passwords verdadeiramente fidedignas, não transmis-síveis e não me­morizáveis em qualquer tipo de equipamentos. E depois temos todas as outras contas que pre­cisamos aceder. Isto é, devemos de parar para pensar um pouco e perceber quais são os serviços informáticos que possuem da­dos pessoais sensíveis, cuja utili­zação fraudulenta possa ter con­sequências graves para nós, estas requerem passwords diferencia­-das e suficientemente comple­xas que NUNCA sejam arma­zenadas em nenhum local a não ser na nossa cabeça. E depois temos os serviços gerais, tipo site de notícias, blog pessoal, culiná­ria, jogos, etc. Sendo que estes podem usufruir de passwords mais simples e em equipamento pessoal poderá ser armazenado.
Como certamente só está a pensar nisso desta forma apro­fundada agora…questiona-se como devo fazer? Nesse caso, re­comendo que faça uma limpeza e organização ao PC e Tlm, apa­-gando cookies de ficheiros tem­porários de memorização, ou até mesmo, aceder ao gestor de palavras passe fazendo uma lim­peza e organizando sobre toda a informação que arquiva por lá.
Conforme o browser que uti­lize, o gestor de palavras passe pode ter diferente acesso:
No Firefox tem de ir ao botão que tem as 3 linhas , igualmen­te no canto superior direito e depois clicar em “Opções”. Na página que abre deve clicar em “Privacidade e segurança” e de­pois na secção “Credenciais e palavras-pass” clicar em “Cre­denciais guardadas. Na página que abre pode ver a lista de sites que têm as palavras-passe guar­dadas, podendo visualizar a pa­lavra passe ou então editar ou remover nos respetivos botões conforme a imagem abaixo.
No Microsoft Edge canto su­perior direito, clica no “ícone que contém a sua foto ou as suas iniciais do seu nome” e depois clique em “Gerir Definições de perfil” Na página que abre cli­que em “Palavras Pass” Na pági­na que abre, temos no cabeçalho da primeira secção dos sites que têm o nome de utilizador e as palavras-passe guardadas duas primeiras opções, que neste caso estão ativas, mais abaixo temos os vários sites que têm o nome de utilizador e a palavra-passe guardada, no ícone que parece um olho, podemos visualizar a palavra-passe, e nos três pon­tos podemos ver os detalhes do site em questão ou então apagá­-lo. Mais abaixo podemos ver a secção dos sites que estão como “Nunca Guardar”, para estes si­tes será sempre pedido o nome do utilizador e a palavra-passe. Neste sentido o Edge demostra ser o mais seguro, podendo ser definido a partida os sites para os quais nunca queremos que fiquem respetivamente as pala­vras passes guardadas.
No Google chrome tem de ir ao botão que tem os 3 ponti­nhos que surge habitualmen­te no canto superior direito e depois clicar em “Definições” Na página que abre deve clicar em “Privacidade e segurança” e depois na secção “preenchi­mento automático” clicar em “palavras-passe”. Na página que abre pode ver a lista de si­tes que têm as palavras-passe guardadas.