“Os Alertas do Google são um serviço quase desconhecido, sempre que falo nele, raramente encontro quem saiba do que estou a falar.”
A missão da Google é organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis. Ao falarmos das informações do mundo percebemos logo que a quantidade de informação será imensa, por isso, encontrar algo do nosso interesse nessa imensidão poderá ser como “encontrar uma agulha num palheiro”.
Por isso a Google teve de organizar sua informação de forma astuta e após o armazenamento de informação, começou a refletir na melhor forma de fazer chegar essa mesma informação aos utilizadores. Assim, surgiu o Google Alert ou Alertas do Google.
Os Alertas do Google são um serviço quase desconhecido, sempre que falo nele, raramente encontro quem saiba do que estou a falar. É um serviço gratuito que coloca a Google a trabalhar para mim…SIM! Apenas com dois ou três passos, recebo no meu e-mail toda a informação sobre determinado assunto que seja do meu interesse acompanhar, como se eu fosse efetuar diariamente a pesquisa sobre o tema devolvendo os resultados no meu e-mail.
Os Alertas do Google identificam os novos conteúdos indexados pelo Google — como páginas da web, notícias, artigos, posts de blog etc. — notificando-me dessa nova existência. Por exemplo, não quero perder nenhum conteúdo sobre o Jornal de Albergaria, já seja um comentário de alguém num Blog muito remoto (que nem sei que existe), já seja uma publicação do próprio jornal… a partir do momento em que faço a configuração desta pesquisa passarei a receber tudo o que for gerado na web e que contenha os termos “Jornal+Albergaria”.
Como criar um alerta do Google?
- Para criar um alerta, faço login em minha conta Google e vou até a página: https://www.google.com/alerts.
- Nessa página coloco junto da lupa no buscador a(s) palavra(s) do tema a seguir e faço a pesquisa.
- Depois é definir pormenores como a frequência com que desejo receber os alertas, a hora do dia para os receber, o idioma dos artigos, a origem dos mesmos (podendo limitar apenas a Portugal), etc.
Obviamente os interesses vão mudando ao longo do tempo, e sempre que acedermos a essa página, podemos ir acrescentando e removendo pesquisas ou simplesmente afinando as pesquisas já configuradas.
Até aqui percebemos o que é e o que faz o Google Alert, certo? mas será que conseguiu imaginar o quanto isto poderá ser útil para si? Vou dar-lhe algumas sugestões:
Imagine configurar o Google Alert com o nome da sua empresa. Irá conseguir acompanhar o que as pessoas comentam do seu negócio, e responder a eventuais críticas ou elogios. Ainda, poderá verificar se as publicações que são feitas sobre si tem ligações diretas a sua página ou endereço de e-mail, e caso não tenha, contactar o produtor do conteúdo a requerer que coloque o acesso, ganhando indiretamente com isso. E nem sequer precisa revelar que é o proprietário da empresa, faça-o como potencial cliente que gostaria de entrar em contato e não sabe como…o produtor facultará todos os dados de forma pública.
E se, pelo contrário, configurar precisamente os nomes da sua concorrência? Desta mesma forma, poderá também configurar e acompanhar as novidades dos seus concorrentes mais diretos, percebendo o que é mais valorizado pelos clientes. Assim como as críticas que eles recebem e procurando não refletir os mesmos erros no seu negócio.
Com os Alertas Google, pode-se configurar temas a consultar também fora de Portugal e assim detetar tendências e ideias que poderão ser uma mais-valia para si e para o seu negócio por cá.
Existem aplicações que fazem exatamente a mesma função, mas para além de não serem gratuitas, podem nem sempre refletir fielmente a totalidade dos resultados do universo Google. Como se diz em linguagem popular: “porque falar com o santo quando posso ir diretamente a Deus?”.