Albergaria mais sustentável e amiga do ambiente

0
42

Autarquia assina pacto institucional para valorização da economia circular na região centro com a Comissão de Coorde­nação e Desenvolvimento Regional do Cen­tro (CCDRC). Este acordo visa a subscrição de três compromissos claros e bem identi­ficados, suscetíveis de concretização num dado período temporal.

O Município de Albergaria-a-Velha e a Comissão de Coordenação e Desenvolvi­mento Regional do Centro assinaram um Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro. Segundo avança a autarquia, este acordo irá “contribuir para a implementação da Agenda de Economia Circular do Centro, e a sua realização e os seus resultados de­verão ser quantificados e monitorizados”.
De acordo com uma nota camarária, o Pacto Institucional pretende sinalizar as boas práticas desenvolvidas que, pela sua relevância económica ou pelo seu grau inovador e inspirador, mereçam destaque. Refere-se ao período 2019/2021, procurando enfatizar iniciativas que te­nham sido recentemente desenvolvidas e/ ou implementadas, ou que estejam a ser preparadas para o ano de 2020 até junho de 2021.
Neste sentido, o Município d propõe-se até junho de 2021:
– Assegurar a continuida­de do projeto Desperdício Zero no Mercado Municipal de Albergaria-a-Velha “A Praça” iniciado em 2019, no qual se promoveu o uso de bicicletas elétricas, o uso de compostores, o uso de sacos e cestas feitos de materiais sustentáveis e reutilizáveis de transporte das compras;
– Promover o envolvimento de estudan­tes e a dinamização da sua criatividade em práticas de economia circular, através do Tema da Economia Circular, intro­duzido durante o ano letivo 2019/2020 e que terá continuidade no âmbito do Em­preendedorismo Escolar, abrangendo o Concurso de Ideias de Negócio e a Mostra de Empreendedorismo Júnior;
– Promover uma parceria com a Asso­ciação BioLiving que tem sede no Conce­lho de Albergaria-a-Velha, cujos objetivos passam pela implementação de medidas de sensibilização ambiental diversifica­das, abrangendo toda a população, bem como, a organização da 2.ª Conferência Ambiental Economia Circular dando se­guimento à 1ª Conferência Menos Lixo, Mais Ambiente, realizada em 2019.