A edição de 2025 do concurso de escrita promovido pela Rede de Bibliotecas de Albergaria-a-Velha dedica-se ao tema “Camões… 500 depois”. Os textos líricos e narrativos podem ser entregues até 19 de maio. Os vencedores serão anunciados a 27 de junho.
O tema da edição de 2025 do criAtiva ESCRITA, concurso promovido pela Rede de Bibliotecas de Albergaria-a-Velha, é “Camões… 500 depois”, uma homenagem ao autor de “Os Lusíadas”. A atividade procura “competências associadas à promoção da escrita ativa, assentes em aprendizagens e criatividade”, premiando textos inéditos nos géneros lírico e narrativo. Os trabalhos podem ser entregues até 19 de maio, às 18h, e os vencedores serão anunciados a 27 de junho.
Os textos devem ser enviados para biblioteca@cm-albergaria.pt e são divididos em cinco categorias: 1.º Ciclo, 2.º Ciclo, 3.º Ciclo, Ensino Secundário e comunidade geral. Cada participante poderá concorrer com um máximo de dois textos, um de cada categoria, ou seja, um poema e um conto.
Os contos devem ter entre duas a cinco páginas, e os poemas até duas páginas. Os trabalhos não originais serão, imediatamente e sem pré-aviso, excluídos pelo Júri. As peças devem ser criadas de forma individual com a exceção dos alunos do 1º ciclo, que podem entregar um texto feito em conjunto, desde que os membros do grupo sejam devidamente identificados.
O júri irá avaliar com base na “adequação ao tema; riqueza e pertinência do título; criatividade/inovação; qualidade literária; densidade/riqueza lexical; coerência e coesão do texto”, como escreve a Biblioteca no próprio site. O melhor trabalho de cada categoria ganha um cheque-prenda de 150 euros para livros, e todos os participantes recebem um certificado.
Pode consultar as Normas de Participação do concurso aqui.