Bem-estar de docentes e crianças em foco nas “Jornadas do/a Professor/a”

0
151

As “Jornadas do/a Professor/a”, promovidas pelo Município, vão decorrer no Cineteatro Alba, na manhã de 21 de outubro, a partir das 9h30. Em foco estarão vários projetos em curso, como a candidatura de Albergaria-a-Velha ao programa “Cidades Amigas das Crianças” da UNICEF.

O Cineteatro Alba será palco das “Jornadas do/a Professor/a”, organizadas pelo Município de Albergaria-a-Velha, na manhã de 21 de outubro. A partir das 9h30, as comunicações e debates irão centrar-se em três projetos que promovem o bem-estar de docentes e crianças, o sucesso escolar e o desenvolvimento de competências essenciais para a vida.

No âmbito do plano municipal de promoção do sucesso escolar “Encontros com a Educação – Todos pelo Sucesso”, o Município está a desenvolver o ciclo de ações de capacitação “Saber das Emoções”. “Este visa dotar os docentes com um conjunto de ferramentas e de técnicas que lhes permitam efetuar uma gestão multidimensional da sala de aula, potenciando o bem-estar emocional e, concomitantemente, o sucesso dos alunos”, informa a autarquia.

Outro projeto a ser apresentado é “Albergaria: Cidade Amiga das Crianças”. O Município é candidato ao programa “Cidades Amigas das Crianças” da UNICEF e está a desenvolver um plano de ação, articulado com várias entidades locais, que visa “melhorar a qualidade de vida das crianças, reconhecendo e realizando os seus direitos, numa lógica de promoção do progresso das comunidades e de implementação de políticas coordenadas para a infância e adolescência”.

Será ainda feito o balanço dos 10 anos do programa de empreendedorismo nas escolas “Academia Empreende+”. “Para a Câmara Municipal tem sido importante desenvolver uma cultura empreendedora no território, essencial para moldar as mentalidades dos jovens e dotá-los de competências, conhecimentos e atitudes com repercussões na inovação e desenvolvimento económico”, refere o Município. Ao longo destes 10 anos, a “Academia Empreende+” tem executado várias ações dirigidas aos diferentes níveis de ensino, tais como mostras de empreendedorismo, concursos de ideias, palestras com empreendedores, entre outras.

Prémios de Mérito Escolar

Neste encontro da comunidade educativa de Albergaria-a-Velha vão ser ainda atribuídos os Prémios de Mérito Escolar aos melhores estudantes do ano letivo 2022/2023, havendo ainda momentos culturais proporcionados pelos alunos do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz.

Os docentes podem inscrever-se nas Jornadas através do preenchimento de formulário disponibilizado nas escolas do Município.