A iniciativa da Câmara Municipal para incentivar a reutilização de material escolar regressa para mais um ano letivo. O programa começou em 2015 e tem sido aplicado todos os anos até então, mesmo no período de pandemia.
Famílias interessadas podem inscrever-se através do e-mail: servico.social@cm-albergaria.pt ou dirigirem-se até à Biblioteca Municipal.
Este apoio por parte do Município tem tido “boa adesão”, de acordo com Catarina Mendes, vereadora da Educação. Esta adesão tem sido fundamental para a continuação da iniciativa que, segundo a vereadora, incentiva a reutilização e evita que os livros “vão para o lixo”. Só no ano letivo anterior, referente ao período 2021/2022, foram 89 manuais e cadernos de exercícios que foram usados através deste Banco de Livros Escolares.
Antes de cada ano letivo é feita uma triagem dos materiais escolares, consoante a qualidade física em que os livros se encontram (rasgados, riscados, etc) e o programa lecionado em cada ano. “Trabalhamos com alguns países, nomeadamente os PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) para que também recebam vários materiais doados à nossa Biblioteca Municipal e que possam constituir bibliotecas e fontes de informação”, acrescenta ainda Catarina Mendes.
O prazo das inscrições dura até depois do ano letivo 2022/2023 começar. Os alunos beneficiários de empréstimo de material escolar deverá proceder à sua devolução, assim que deixarem de necessitar do respetivo material.
A entrega é realizada na Biblioteca Municipal, sendo exigível o correto acondicionamento dos manuais, e a declaração de honra da devolução integral do material.