Alunos do Ensino Superior podem-se candidatar a Bolsas de Estudo municipais

0
782

De 20 de setembro até 31 de outubro estará aberto o período de candidaturas às Bolsas de Estudo do Ensino Superior, atribuídas pelo município de Albergaria-a-Velha. Para o ano letivo 2021/22, vão ser atribuídas um máximo de 20 bolsas de estudo.

A bolsa de estudo é uma prestação pecuniária, equivalente a 30 por cento do salário mínimo nacional, para comparticipação nos encargos normais inerentes à frequência do ensino superior pelos estudantes economicamente carenciados residentes no município“, explica a autarquia em comunicado. O apoio tem a duração máxima de 10 meses, correspondente ao ano escolar, e é paga em prestações mensais.

Podem-se candidatar estudantes residentes no concelho, que não sejam detentores de habilitações académicas de nível superior e que tenham tido aproveitamento escolar no ano letivo anterior ao da candidatura, caso estejam já matriculados no ensino superior. Outra das condições é não possuir por si só ou através do agregado familiar que integram, um rendimento mensal per capita superior ao Salário Mínimo Nacional.

A candidatura deve ser oficializada através de um formulário próprio, fornecido pela Câmara Municipal, e acompanhada de toda a documentação necessária. A entrega pode ser feita através do e-mail: educacao@cm-albergaria.pt ou presencialmente no Serviço de Atendimento ao Munícipe, entre as 09h00 e as 15h00, nos dias úteis.

Além de ser uma ajuda financeira importante para estudantes com dificuldades económicas, a atribuição de bolsas de estudo é também uma forma de estimular a frequência de cursos superiores melhorando, dessa forma, o tecido económico do município e dotando-o de quadros técnicos superiores, por forma a contribuir para um maior e mais equilibrado desenvolvimento social, económico e cultural“, pode ler-se em comunicado.