- Publicidade -
9.4 C
Albergaria-a-Velha
InícioEducaçãoAlbergaria seleciona representantes para grande festa intermunicipal da leitura

Albergaria seleciona representantes para grande festa intermunicipal da leitura

- Publicidade -

A tarde de ode às letras elegeu os alunos que vão representar o concelho na vertente de Leitura do X Concurso CriAtiva.

E já lá vão 10. A X edição do Concurso CriAtiva de Leitura e Escrita teve, esta tarde, no Cineteatro Alba, a fase de apuramento para a fase intermunicipal na vertente de Leitura, marcada para dia 23 de maio, em Ílhavo.

A iniciativa juntou um total de 23 alunos; vindos do Agrupamento de Escolas de Albergaria (AEAAV), Agrupamento de Escolas da Branca (AEB) e ART’J – Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra.

Após uma primeira fase escolar, a etapa concelhia elegeu os representantes municipais para o CIL – Concurso Intermunicipal de Leitura: Carolina Fonseca (AEB) do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB); Matilde Melo do 2.º CEB (AEAAV); Inês Carvalho Dias do 3.º CEB (AEB) e Maria da Luz Cruz do Ensino Secundário (ART’J).

O painel de juradas foi composto por: Emília Marques, residente em Albergaria e com uma vida inteiramente dedicada ao ensino; Helena Marques, licenciada em História e especializada em Ciências Documentais, com forte ligação à área da cultura através do teatro, artes plásticas e jornalismo cultural; e Isabel Nina, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares desde 2007.

“Ler também é sonhar”

Catarina Mendes, vereadora da Educação, a abrir e encerrar a sessão, agradeceu a todos a colaboração para uma tarde de celebração do “gosto pela leitura e talento dos alunos”, num encontro onde “todos foram vencedores” por saberem reconhecer “o poder das palavras e a riqueza do conhecimento”.

A vereadora deixou um obrigado a todos os que contribuíram para a realização do CriAtiva: alunos, encarregados de educação, professores, professores bibliotecários, escolas, jurados, apresentadoras da ART’J, juradas, a Biblioteca e o Cineteatro.

“Todos contribuem para a formação de leitores críticos e curiosos, capazes de ver na leitura uma janela para novos horizontes e compreender que ler também é sonhar”, afirmou Catarina Mendes.

Obras para ler e pensar

Por cada ciclo, foi lido um livro. O 1.º CEB tratou a obra ‘A Menina da Fila da Frente’, uma história de superação e empatia para ajudar as crianças a entender a crise dos refugiados. A obra é da autoria de Onjali Q. Raúf e ilustrada por Pippa Curnick.

O 2.º CEB leu ‘O Labirinto dos Sentidos’, escrito pela filósofa e neurocientista Laura Luz Silva e ilustrado por Ana Luísa Oliveira, para leitores curiosos e aventureiros, numa verdadeira aventura dos sentidos, onde todos os seres são potenciais amigos.

O 3.º Ciclo leu ‘Espera por Mim’ de António Mota, uma história sobre as maravilhas do quotidiano que podem ser observadas quando se dá uma pausa – mesmo que forçada – aos ecrãs.

Por fim, os alunos do Secundário estudaram a obra ‘Lições de Química’ de Bonnie Garmus, que acompanha a história de Elizabeth Zott, uma mulher à frente do seu tempo que enfrenta discriminações típicas de época em que vive e às quais dá a volta e inspira outras companheiras, com um programa de cozinha de mistura ensinamentos de Química e lições de vida.

Todas as obras podem ser requisitadas na Biblioteca Municipal de Albergaria.

Antes do desvendar dos três primeiros classificados de cada ciclo, a cerimónia contou com a atuação do Grupo de Dança do Desporto Escolar do AEAAV, com uma rotina de cheerleader ao som de ‘Golden’ do filme KPop Demon Hunters.

Por fim, apresentaram-se os escolhidos para o pódio

1.ºCEB

Terceiro lugar – Josué Vieira (AEAAV)

Segundo lugar – Leonor Marques (AEB)

Primeiro lugar – Carolina Fonseca (AEB)

2.ºCEB

Terceiro lugar – Diogo Alves (AEAAV)

Segundo lugar – Diogo Henriques (AEB)

Primeiro lugar – Matilde Melo (AEAAV)

3. CEB

Terceiro lugar – Matilde Pinho (AEAAV)

Segundo lugar – Salvador Marques (AEB)

Primeiro lugar – Inês Carvalho Dias (AEB)

Secundário

Terceiro lugar – Diana Silva (AEAAV)

Segundo lugar – Guilherme Pucarinho (ART’J)

Primeiro lugar – Maria da Luz Cruz (ART’J)

- Publicidade -
Beatriz Ribeiro
Beatriz Ribeiro
Formada em Jornalismo pela FCSH. Com gosto pela escrita e pesquisa de informação, vim de Almada para Albergaria para estar mais próxima das pessoas – a peça central do jornalismo. Amante de música e podcasts, agora aprendo a caminhar sem fones, em busca das vozes dos locais.
- EDIÇÃO IMPRESSA -

CONECTE-SE

20,928GostosGostar
0SeguidoresSeguir

EM DESTAQUE

- Publicidade -

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

- Publicidade -