Empresas albergarienses e vizinhas juntam-se para conhecer o LEAN

0
637

“O pensamento LEAN ao serviço das organizações” foi a sessão que coube a Albergaria-a-Velha no âmbito dos Ciclos de Inovação Empresarial nos Municípios da Região de Aveiro, com palco na Biblioteca Municipal, nesta quinta-feira, dia 6 de abril.

“Isto do LEAN, idealmente, não implica aumentar custos, pelo contrário. Vamos tentar que estas 7h não sejam um desperdício, até porque LEAN é mesmo sobre isso: eliminar desperdícios”, lança Carla Durão, da empresa de consultoria RDI – Rede De Inovação, parceira da Universidade de Aveiro (UA) nas conversas, integradas no projeto Inov@IERA – Ciclos de Inovação Empresarial nos Municípios da Região.

O presidente da Câmara de Albergaria, António Loureiro, agradeceu à organização e recordou as palavras de um ente querido. “O meu avô, que morreu aos 88 anos, ia a todas as conferências e palestras que conseguia e sempre que lhe perguntavam ‘o que veio aqui fazer?’ ele respondia ‘aprender e ser visto’. Aproveitem o dia para aprender e criar laços”, recomenda.

Eva Andrade, dinamizadora de ações na área junto do tecido empresarial do concelho, recorda que o Inov@IERA começou em Aveiro e rapidamente se transformou na atual rede de transmissão de conhecimento intermunicipal entre os 11 concelhos da CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro. “Descobrimos que há muito know-how no distrito e faz todo o sentido partilhá-lo. É preciso agora continuar a apoiar quem está a começar, sem esquecer quem desenvolve o seu projeto há muitos anos”, completa.

O projeto conta igualmente com a dinamização junto da sociedade civil através da UACOOPERA, estrutura da UA, juntamente com a CIRA e a AIDA – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro.

Resolver na base

Carla Durão, após uma apresentação sobre a RDI, feita pelo colega André Alvarim, começa por contar, aos cerca de 20 participantes, que o pensamento LEAN parte de uma visita de Taiichi Ohno aos Estados Unidos, nos anos 40.

O empresário inspirou-se nos modelos norte-americanos de gestão de supermercados e funcionamento fabril e aplicou os mesmos princípios de produtividade às fábricas da Toyota no Japão, algo que a palestrante vê como crucial para o sucesso da empresa e ajuda na reabilitação pós-Guerra.

“O respeito por todos os colaboradores e ideias é central para os dois pilares LEAN: a contínua eliminação de desperdício, isto é, tudo o que não acrescenta valor ao produto ou serviço apresentado ao cliente; e a criação de valor, não só para o cliente, mas para todos os stakeholders – trabalhadores, acionistas, comunidade, fornecedores…”, exemplifica.

 No entanto, a empresária alerta para a necessidade de fazer “desperdícios necessários” como “assinar folhas de presença e ir beber um cafezinho”, sendo estas ações que, a longo prazo, contribuem para um melhor desempenho. Para evitar desperdícios, a palestrante recomenda “perguntar sempre 5 vezes ‘porquê?’ para ir o mais possível à verdadeira causa do problema”.

Organizar, arrumar e limpar

A conferência seguiu com a apresentação dos participantes – nome, ocupação, nível de conhecimentos LEAN e uma caraterística pessoal que começasse com a primeira letra do seu nome. Lutador, resiliente, inovador, persistente, amiga e mesmo um forreta, foram alguns dos adjetivos enumerados pelos empresários, técnicos municipais e trabalhadores industriais que compunham a sala.

A parte da manhã terminou com um jogo interativo dedicado a ilustrar os 5S do LEAN. O desafio era encontrar os números para contar de 1 a 49, numa imagem desorganizada, com diferentes fontes e tamanhos de letra, em apenas 20 segundos. O impossível tornou-se fácil, passo a passo, seguindo os princípios enunciados – Seiri (organizar), Seiton (arrumar), Seiso (limpar), Seiketsu (padronizar) e Shitsuke (manter). Neste caso, começando por excluir os números superiores a 49, organizar a imagem por colunas e limpar os números previamente invisíveis na imagem.

O dia seguiu com um almoço na Biblioteca Municipal para estabelecer conexões entre participantes e potenciais parcerias na área de atuação dos seus negócios (networking). A transmissão de princípios LEAN foi sendo intercalada com atividades didáticas através peças Lego, esparguete e a simulação de uma linha de produção.  

Os Ciclos de Inovação Empresarial continuam, na próxima quinta-feira, dia 13, no Centro de Artes de Águeda com a conversa “Criatividade e Inovação: Design Thinking aplicado à criação de novos produtos ou serviços” e, no dia 20 de abril, em Sever do Vouga, com o “Diagnóstico estratégico e oportunidades financiamento” no VougaPark.