Já se encontra disponível para download para os sistemas Android e iOS a nova aplicação oficial ‘e-fatura‘.
Através desta nova ferramenta, da Autoridade Tributária e Aduaneira, os consumidores podem classificar através dos seus dispositivos móveis as suas faturas emitidas com o seu número de contribuinte e consultar os benefícios acumulados. A aplicação permite também o registo imediato de faturas através da leitura do código QR, que está impresso nos documentos.
Esta nova aplicação “é mais um passo para promover a digitalização e a simplicidade no relacionamento entre os contribuintes e a Administração Fiscal“, pode ler-se no comunicado do Ministério das Finanças.
Não se esqueça dos prazos IRS 2021
De lembrar que os contribuintes têm até 15 de fevereiro para registar ou atualizar os dados sobre o agregado familiar e sobre a duração de contratos de arrendamento de longa duração.
O registo ou confirmação das faturas emitidas em 2020 ocorre até 25 de fevereiro. Um processo que pode ser feito através do Portal das Finanças ou da nova aplicação. Desta forma, as despesas associadas a estas faturas são automaticamente consideradas no pré-preenchimento da declaração de IRS.
Pode consultar aqui os principais prazos relativos à campanha de IRS deste ano.
Também pode saber mais sobre a medida IRS Jovem, aprovada no Orçamento de Estado para 2020, que tem como objetivo incentivar a qualificação dos mais jovens e apoiar a sua integração na vida adulta bem como no mercado de trabalho após a conclusão dos seus estudos, neste link.