- Publicidade -
17.1 C
Albergaria-a-Velha
InícioDesportoSemana Europeia da Mobilidade

Semana Europeia da Mobilidade

- Publicidade -

De 16 a 22 de Setembro, o Município dinamiza, à semelhança do que tem feito nos últimos anos, um conjunto de atividades de promoção da mobilidade suave. O objetivo é, segundo a autarquia, “encorajar o desenvolvimento de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável”.


“Emissões Zero, Mobilidade para todos” é o tema deste ano e reflete o ambicioso objetivo da União Europeia de ser “o primeiro continente neutro em termos de clima até 2050”, e pretende também realçar a importância da acessibilidade a transportes com emissões zero, promovendo um quadro inclusivo que envolva todos nós.

Segundo o cartaz do evento referente a Albergaria-a-Velha, “Vai e Volta – A Malta Transporta” é o nome da primeira atividade que será realizada. Quarta-feira, dia 16, no Mercado Municipal “A Praça”, dois voluntários vão disponibilizar-se para levar as compras efetuadas pelos munícipes a casa. Este serviço, realizado com cargo-bikes, é gratuito e as entregas podem ser feitas dentro do perímetro urbano num raio de 2,5 quilómetros.
A 17 e 18, a partir das 14h00, há duas formações “MOB.A Workshop” na Incubadora de Empresas e Pavilhão Municipal de Albergaria-a-Velha, respetivamente.
No primeiro dia, a população em geral pode aprender a utilizar bicicletas elétricas, cargo-bikes e trotinetes. Já no segundo dia, crianças e jovens até aos 16 anos podem aprender a andar de bicicleta.
Também para os mais novos, vai decorrer uma ação de sensibilização para o uso da bicicleta na cidade em segurança no dia 21, dinamizada pela GNR-Escola Segura e com a parceria dos Agrupamentos de Escolas.
O programa albergariense da Semana Europeia da Mobilidade também inclui dois passeios. No sábado, 19 de setembro, a partir das 9h30, vai ser organizada uma Tour com dificuldade média/alta pela Rota dos Moinhos em parceria com a Associação Patrulheiros. Os grupos terão um máximo de 10 participantes e, se não tiverem bicicleta própria, podem requisitar uma previamente.
No domingo, em parceria com a Associação BioLiving, terá lugar mais uma edição da Pateira Sobre Rodas, uma atividade que visa dar a conhecer a Pateira de Frossos através de um passeio interpretativo em bicicleta, falando sobre a fauna e flora locais e as ameaças à nossa biodiversidade”. Com partida às 10h00 do Parque da Boca do Carreiro, o passeio realiza-se com as mesmas regras da tour e as inscrições podem ser feitas através do link.
Também no dia 20, pelas 11h00, destaca-se a inauguração do Circuito de Manutenção na Zona Industrial – Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha, um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo.
A finalizar a Semana da Mobilidade, no dia em que se assinala o Dia Europeu Sem Carros, terça-feira, dia 22, a Avenida Bernardino Máximo de Albuquerque vai estar encerrada ao trânsito para um dia de brincadeiras com veículos amigos do ambiente.
Os workshops e a atividade do Dia Europeu Sem Carros implicam inscrição prévia para os contactos 234 520 193 ou desporto@cm-albergaria.pt.
Segundo avança o Município em comunicado, “a Semana Europeia da Mobilidade tem como objetivos encorajar o desenvolvimento de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável e, em particular, com a proteção da qualidade do ar, com a mitigação do aquecimento global e com a redução do ruído; consciencializar os cidadãos para os efeitos que a sua escolha de um modo de transporte, terão na qualidade do ambiente; proporcionar aos cidadãos oportunidades para se deslocarem a pé, utilizarem a bicicleta e os transportes públicos, em vez do automóvel privado; e dar a oportunidade às pessoas para redescobrirem a sua cidade ou vila, os seus habitantes e o seu património, num ambiente mais saudável e agradável”.
 
[easy_image_gallery gallery=”404″]

- Publicidade -
Solange Ferreira
Jornalista do Jornal de Albergaria - Nasci e cresci em Albergaria-a-velha. Aos 19 anos troquei o conforto de casa pelas montanhas beirãs, onde me licenciei em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. A vontade de inovar e aprender coisas novas levou-me a fazer Erasmus, durante 6 meses, na Universidade de Roma "La Sapienza". Seguiu-se um Mestrado em Comunicação e Jornalismo na Universidade de Coimbra.
- EDIÇÃO IMPRESSA -

CONECTE-SE

20,296GostosGostar
2,516SeguidoresSeguir

EM DESTAQUE

- Publicidade -

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

- Publicidade -

A sua opinião conta. Comente.

Por favor escreva o seu comentário
Por favor introduza o seu nome

error: Conteúdo protegido!