Prova de ciclismo passa por Albergaria

0
241

Este domingo a Prova de Abertura Região de Aveiro, inserida no calendário nacional da Federação Portuguesa de Ciclismo, passou pelo município de Albergaria. O evento desportivo que percorreu os 11 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) teve início em Oliveira do Bairro ao meio-dia, com fim pelas 16h04 em Sever do Vouga.

No concelho de Albergaria, a competição percorreu diversas localidades, tendo dado entrada em Angeja vinda da EN 109 por volta das 15h30. No centro da cidade, os albergarienses reuniram-se para testemunhar a passagem dos atletas que começaram a cruzar as estradas da cidade às 15h40.

Ao longo dos 168,7 km do percurso, os 151 ciclistas em competição enfrentaram diversos desafios, mas o destaque foi para o jovem atleta albergariense Gonçalo Almeida Peralta que carregava as cores da União Ciclista da Maia e brilhou ao representar o município na competição.

O percurso, predominantemente plano, reservou a emoção para os últimos quatro quilómetros, sempre em subida em direção à meta. A disputa renhida concentrou-se num grupo de 18 corredores a 10 km da meta, que acelerou nos 6 km antes do final com paisagem para as montanhas e para o rio Vouga.

Na linha de chegada, Tomás Contte consagrou-se o vencedor da Prova de Abertura Região de Aveiro, enquanto Afonso Eulálio conquistou a segunda posição, fechando assim um evento que reuniu os entusiastas do ciclismo na região e em todo o distrito.

Texto e Fotografia: Beatriz Quaresma