O prólogo da Volta arranca hoje, pelas 14h30, da Avenida 25 de Abril, em Águeda. Esta é a segunda vez que a cidade recebe o grande evento desportivo, tendo a primeira sido há 37 anos.
“É uma honra receber, mais uma vez em Águeda, a maior prova de ciclismo de estrada do nosso país. É de Águeda que se dará o pontapé-de-saída da Volta a Portugal e isso coloca-nos, novamente e à imagem do que tem acontecido nos últimos anos, na rota dos grandes eventos desportivos nacionais e internacionais”, disse Jorge Almeida, presidente da Câmara Municipal de Águeda, em comunicado de imprensa.
Os participantes são conhecidos esta amanhã, durante o programa da RTP “Especial Volta 2024”, que irá acontecer em direto de Águeda, a partir das 15h, onde será igualmente transmitida a 85ª edição da Volta, que conta com 119 corredores a competir, em representação de 17 equipas, entre as quais nove portuguesas, cinco espanholas, uma mexicana, uma austríaca e uma norte-americana.
Animação e promoção da prática desportiva
A dar as boas-vindas à Volta, a partir das 15h, estão agendadas duas animações musicais, uma com um grupo de concertinas que tocam junto ao Tribunal, à Cruz Vermelha e nas imediações das Piscinas Municipais, e um outro com uma banda, que passa na Avenida Joaquim Valente de Almeida, junto à Escola Secundária Adolfo Portela.
A pedagogia marca igualmente presença, através do projeto municipal Águeda Bike 4 Kids, com a disponibilização de bicicletas e capacetes para que as crianças possam aprender técnicas de ciclismo – a das 14h30, no largo do Centro de Artes de Águeda. Á mesma hora, decorre uma “maratona de spinning”, na Avenida Eugénio Ribeiro.
Edson Santos, vice-presidente da Câmara de Águeda e vereador do Desporto, salienta a importância do “momento histórico” que é receber uma competição como esta, demonstrativo do “posicionamento estratégico de Águeda no panorama desportivo do nosso país”, aproveitando para desejar aos ciclistas que “vivam em Águeda os melhores dias das suas vidas e levem consigo memórias inesquecíveis”.
