A criação de uma loja online é a mais recente inovação da centenária marca ALBA, de Albergaria-a-Velha. Pedro Martins Pereira – bisneto do fundador e responsável pelo relançamento da marca, atualmente gerida pela Larus – disse ao Jornal de Albergaria, que a plataforma permitirá uma maior divulgação/venda junto de clientes públicos e privados, e aumentar a internacionalização.
Promover a comercialização online dos produtos de aquecimento doméstico, como recuperadores de calor e salamandras, e de mobiliário urbano, como bancos e colunas de iluminação, são os principais objetivos. Mas a plataforma servirá também para dar a conhecer a sua oferta na área de Água e Saneamento, como bocas de incêndio e tampas de saneamento em material compósito.
Embora destinado ao setor público, o mobiliário urbano tem merecido cada vez mais o interesse de particulares, dada a relação afetiva com alguns produtos. É o caso do “Banco nº 1”, desenhado pelo fundador Augusto Martins Pereira (1885-1960), peça emblemática e das mais vendidas da marca, indissociável da identidade e do património cultural nacionais.
Na plataforma de comércio online, estão também à venda peças de autor, todas na área do aquecimento: uma salamandra assinada por Francisco Providência, que Pedro Martins Pereira considera “o maior designer da atualidade”, e um recuperador de calor da autoria de Souto Moura. Entre as peças mais contemporâneas, destaque para um firepit, com a dupla função de lareira de exterior e de grelhador, em aço corten (resistente à corrosão atmosférica), desenhado por Pedro Martins Pereira.
A loja online está ainda no início, mas com o tempo será potenciada, incluindo tradução para várias línguas, para chegar mais longe no mercado internacional. Continua assim a escrever-se a história de uma marca, criada, em 1921, por Augusto Martins Pereira, cujo exemplo de responsabilidade social foi determinante para o desenvolvimento dos concelhos de Sever do Vouga, terra natal do fundador, e de Albergaria-a-Velha.