Luzes, aulas práticas, leituras, concertos, espetáculos de dança e muito associativismo assinalam a quadra natalícia no concelho de Albergaria-a-Velha. A partilha intergeracional e a solidariedade marcam igualmente presença na época festiva. O Pai Natal aterra no Mercado ‘A Praça’ às 17h de dia 14 de dezembro.
“O ‘Lugar das Cores’ não se resume a um espaço geográfico limitado, mas pretende levar o espírito de Natal aos vários equipamentos municipais, convidando as famílias a circularem pela sua terra e a descobrir como a alegria da quadra contagia diferentes espaços e envolve diferentes “atores”, incluindo associações e coletividades locais”, escreve o Município de Albergaria-a-Velha, no website da autarquia.
Desta feita, juntam-se, um pouco por todo o concelho, entre 1 de dezembro e 7 de janeiro, concertos, circo, cinema, oficinas criativas, atividades de promoção da leitura, animação de rua, sem esquecer a tão aguardada chegada do Pai Natal.
Clássicos como o presépio na Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior e o Concerto de Natal da Orquestra Filarmonia das Beiras na Igreja Matriz de Albergaria marcam igualmente a quadra festiva. Este ano, o espetáculo apresenta a ‘9.ª Sinfonia’ de Beethoven para celebrar os 200 anos da composição.
Como novidade, na Biblioteca Municipal, promove-se a leitura com criatividade, emoções e canções sob a batuta de “Bolinha de Música”. Na manhã de 7 de dezembro, as famílias podem conhecer este projeto educativo de música para bebés e crianças em sessões especiais “Gatinhar de Leituras” e “Aos Sábados, Conto Contigo!”.
Partilha entre gerações
A ação ‘Postal de Natal’ desafia as crianças dos jardins de infância e escolas do 1.º ciclo do concelho a criarem postais de Natal com mensagens que serão depois distribuídas pelos seniores das várias IPSS locais, promovendo o encontro intergeracional, mesmo à distância.
Já no Mercado Municipal volta a ter lugar a campanha “Aqui, Fruta Feia não vai para o Lixo”. Os operadores são convidados a colocarem, em cestos próprios, a fruta que já não está em condições de ser vendida, mas que ainda está boa para ser consumida. Os alimentos são reencaminhados para instituições e utilizadas em saladas, compotas, bolos ou outras receitas anti-desperdício.
A animar as noites do Mercado Municipal ‘A Praça’, sempre às 21h, estarão os grupos locais Cavaquinhos da Universidade Sénior – Educalba (dia 6); Grupo de Cantares de Santa Eulália (dia 13); e Grupo de Concertinas da União Desportiva e Cultural de Mouquim (dia 20).
AGENDA COMPLETA – abra as imagens para aceder à programação