Novembro chega, e com ele, o cheiro das castanhas assadas e o calor das fogueiras. Em Albergaria-a-Velha, a tradição de São Martinho ganha vida com uma série de eventos para toda a família, onde se celebram os sabores, as histórias e os convívios típicos desta época. Magustos, caminhadas, convívios e rejoadas enchem o concelho de animação e momentos de partilha.
A pensar em si, o Jornal de Albergaria preparou uma agenda completa para que possa desfrutar ao máximo a festividade com as associações e coletividades locais.
9 DE NOVEMBRO
Encontro de São Martinho
O grupo motard Os 100 Gota da União Desportiva e Cultural de Mouquim vai celebrar a data com um magusto à discrição, a partir das 17h, na sede da coletividade. Quem se juntar à festa vai ficar a conhecer os detalhes da terceira edição do Passeio de Motas e Motorizadas do clube, agendado para 2025.

Desporto e Tradição de São Martinho
A Casa do Povo de Alquerubim organiza uma caminhada de 10 km pela freguesia, aberta a toda a comunidade com início às 18h nas instalações do grupo. A festa culmina com um magusto tradicional, onde não vão faltar os tradicionais petiscos; como bifanas, caldo-verde e vinho.
A organização lembra a que sem se juntar à atividade gratuita deve utilizar um colete refletor e lanternas para maior segurança durante o percurso noturno.

Sopas, tinto e jeropiga
A Associação Recreativa, Cívica, Cultural e Desportiva ‘Clube de Nobrijo’ organiza um magusto tradicional, com tinto e jeropiga; acompanhado ainda de sopa da pedra e castanhas – também servida para levar para casa. A festa arranca pelas 17h na sede do grupo.

Magusto CA
O Clube de Albergaria prepara um magusto tradicional de entrada gratuita, a partir das 19h30, na sede do grupo.

10 DE NOVEMBRO
Rojoada em Santa Ana
A Comissão de Festas de Santa Ana, no Centro Pastoral em Telhadela, apresenta atuações musicais ao vivo e com as tradicionais castanhas da época. O almoço de rojões, migas e batata assada tem a opção de serviço de take-away. O almoço decorre no salão do Grupo Recreativo e Cultural de Telhadela.


16 DE NOVEMBRO
Magusto ‘Terríveis’
A Associação Motociclística Terríveis Paralelo vai realizar, na sede do grupo, um magusto com castanhas quentinhas e acabadas de preparar, a partir das 15h.

‘Tarde Dançante’ ASIV
A Associação Social para Idosos com Vida prepara um almoço convívio acompanhado de uma Tarde Dançante regada de castanhas, às 12h, no espaço da ASIV. As inscrições para a festa intergeracional são feitas através dos contactos disponíveis em cartaz.

Magusto ‘Casa do Padre’
A Paróquia de São Tiago da Ribeira de Fráguas prepara um Magusto destinado à angariação de fundos para as obras na Casa do Padre; a partir das 17h30 no Largo da Igreja da freguesia. A organização assegura castanhas assadas, febras, caldo-verde e muito convívio.

Magusto Branca Activa
Sopa à lavrador, bifanas e a oferta de castanhas é a proposta do Branca Activa Sport Clube para celebrar São Martinho, a partir das 18h, no Pavilhão Municipal da Branca.

Martinho Tir’ekeda
A partir das 17h, o grupo de Carnaval Tir’ekeda organiza um magusto com as tradicionais castanhas e petiscos típicos nacionais como sardinhas, febras e caldo-verde. O evento decorre na sede da coletividade, no Sobreiro, frente ao cemitério.

17 NOVEMBRO
Caminhada BRUP
A Caminhada de São Martinho da Banda Recreativa União Pinheirense parte da sede da filarmónicas às 9h e termina com caldo-verde, pão com chouriço e castanhas.

Magusto GFCR de Albergaria
O Grupo Folclórico Cultural Recreativo de Albergaria celebra a data, a partir das 15h, na sede do coletivo, com castanhas, bifanas e outras iguarias; numa tarde animada pela atuação do grupo ‘As Tricaninhas de S. Miguel de Fermelã’, de Estarreja.
