O regresso do Pontes Sonoras com uma narrativa inspirada na vida do cultivo, um episódio do podcast Voz de Cama gravado ao vivo e um concerto dos Amália Hoje marcam a agenda municipal do último trimestre. A continuação do Ciclo de Cinema Ibero-americano, uma jornada do grande ecrã dedicada ao Pão e o Festival Mi – Festival de Música e Criatividade Infantil de Albergaria-a-Velha fazem igualmente parte desta viagem cultural.
O Município de Albergaria-a-Velha deu a conhecer a agenda cultural do último trimestre do ano. Começando por ordem cronológica, o Cineteatro Alba recebe, no dia 18 de setembro, o ‘Do Pão – Festival Internacional de Cinema Documental’. Até dia 23, o público é convidado a descobrir filmes que mantêm viva a memória das comunidades, celebrando as pessoas, as tradições e os lugares que moldam a identidade concelhia.
Ainda no cinema, vão ser exibidas as últimas longas-metragens do Ciclo Ibero-americano: ‘A Flor do Buriti’, de João Salaviza e Renée Nader Messora (27 de setembro); ‘Voltareis’, de Jonas Trueba (25 de outubro); e ‘O Pântano’, de Lucrecia Martel (29 de novembro).
Já no campo do teatro, o destaque vai para a peça ‘Arte’, de Yasmina Reza, que junta em palco Rui Melo, Cristóvão Campos e Nuno Lopes, três homens que veem a sua amizade abalada por causa de um quadro, que suscita opiniões diversas e uma batalha de egos. Para ver na noite de 26 de setembro.
Música para todos
As propostas musicais para este período abrangem o jazz do Ciclo Tons Inteiros, com a Funk You Brass Band (17 de outubro) a propor uma viagem sonora vibrante com ‘A New Groove Odyssey’, trabalho discográfico que assinala os 15 anos da banda.
Já o OuTonalidades, que promove nomes emergentes da música portuguesa, contará com ‘dois,pois’ (1 de outubro), Catarina Carvalho Gomes (5 de novembro) e Toques do Caramulo (10 de dezembro) no Espaço Café-Concerto.
Na programação ÀS QUINTAS, o público pode apreciar atuações do Coral da Jobra (15 de outubro), Berlim 5.39 (29 de outubro) e Repórter X: Cine-Concerto (19 de novembro). Perto do Natal, a 20 de dezembro, o ciclo Bandas em Concerto traz a Banda de Angeja – Associação de Instrução e Recreio Angejense ao palco da Sala Principal.
Comunidade no centro
O Mi – Festival de Música e Criatividade Infantil de Albergaria-a-Velha, após uma década de inovação e proximidade, prepara a 11.ª edição de um encontro sempre recheado de aprendizagem criativa e com foco na formação de novos públicos para a cultura.
O festival tem o seu primeiro grande momento a 14 de novembro, com o espetáculo ‘Capuchinho Vermelho’, da Jangada Teatro e Ensembles de Música Clássica da art’J.
O encontro retoma a 11 de dezembro, para um fim de semana com propostas multidisciplinares especialmente concebidas para o público familiar – ‘O meu avô consegue voar!’, do Teatro e Marionetas de Mandrágora (dia 11); ‘Ovo Bebé’, de Laura Rui e Luís Carvalho; e ‘Babel Bled’, do Muda’Te (ambos no dia 12). Destaque ainda para a instalação ‘Sistema Sonar l Sonoscopia’ na Sala de Exposições.
No âmbito de projetos de criação comunitária e coletiva, regressa a recém-chegada, mas já marcante, ‘Oficina Antirrugas – Bálsamo Teatral de Juventude’, do Programa Idade Maior, com a peça de teatro ‘A Princesa que casou com um Nabo’, resultante de um processo criativo conjunto com pessoas mais velhas.
A 5 de dezembro, o público do Cineteatro Alba vai poder contar com a 11.ª edição do projeto Pontes Sonoras, onde elementos da comunidade e utentes da APPACDM de Albergaria-a-Velha vão partilhar o palco para celebrar as vivências do campo ‘Na Nossa Quinta’.
Sintonizar em grande
Um dos grandes destaques da programação vai para o concerto do projeto Amália Hoje, que reinventou a obra de Amália Rodrigues para uma nova geração e que traz o novo disco ‘AMÁLIA NOSSA’ ao Cineteatro Alba, na noite de 28 de novembro, numa produção ambiciosa, contemporânea e com forte componente visual.
Ainda no âmbito dos espetáculos multidisciplinares, o Cineteatro Alba apresenta ‘M de Manifesto’, da Companhia Música Teatral (7 de novembro), que parte de histórias reais para refletir sobre o que significa ser mulher através da música, do teatro e do movimento.
Já a 24 de outubro, a comunicadora Ana Markl e a psicóloga Tânia Graça trazem o podcast ‘Voz de Cama’ para o palco da Sala Principal, prometendo espicaçar cabeças e desafiar estereótipos.
A agenda de eventos do Cineteatro Alba vai estar brevemente disponível aqui.
















