Vacinas contra a covid-19: hoje é a vez da Misericórdia de Albergaria

0
933

Mais de 200 pessoas (102 idosos e 120 colaboradores) da Irmandade da Misericórdia de Albergaria-a-Velha vão receber a primeira dose da vacina contra a covid-19 durante o dia de hoje. As primeiras vacinas começaram a ser administradas esta manhã por profissionais de saúde, que fizeram a deslocação até à instituição e cumpriram todas as regras de segurança impostas pela DGS.
José Luís Marques Mendes, Provedor da Misericórdia, foi o primeiro a receber a vacina e encara com esperança este momento. Em declarações ao Jornal de Albergaria afirma que a Misericórdia conseguiu estar “10 meses e oito dias sem que o vírus entrasse” e, por isso, “a primeira batalha está ganha”, referindo que “ao longo destes duros meses foram tidas todas as cautelas necessárias” e cumpridas “todas as medidas de segurança impostas pela DGS”.
Sem querer baixar a guarda, acredita que a vacina será um respirar de alívio. “Esta é a segunda batalha. Será mais curta, teremos de esperar cerca de 20 dias para a segunda dose da vacina, e depois podemos respirar com mais alívio. Claro que não vamos baixar a guarda mas a vacina dá-nos outra tranquilidade”, enfatiza.
Este é um procedimento que decorre da primeira fase de vacinação, de acordo com plano elaborado pela Direção Geral de Saúde. A vacina contra a covid-19 administrada até ao final desta semana a todos os utentes e profissionais dos espaços residenciais de Albergaria-a-Velha. Amanhã é a vez da Associação Portuguesa dos Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), Solar das Camélias e Geriabranca.