Da 1ª Liga às distritais, o desporto mundial parou para impedir a propagação do Covid-19
Considerando o atual contexto e os mais recentes desenvolvimentos de âmbito local, nacional e internacional relacionados com o vírus Covid-19, e no sentido de salvaguardar a saúde pública, a reação do desporto foi de paragem total. Foram muitas as competições suspensas indefinidamente como medida de prevenção.
O desporto parou e ainda não se sabe com certezas até quando! Do futebol ao futsal, do ténis ao hóquei em patins, do voleibol, ao andebol passando pelo basquetebol… são centenas de competições de várias modalidades que estão suspensas.
A Associação de Futebol de Aveiro (AFA) decidiu suspender a atividade até ao dia 23 de março, como medida de prevenção que visa conter a propagação da COVID-19, que tem atingido Portugal. “A defesa da saúde pública é uma tarefa de todos e de todas as organizações”, refere o comunicado divulgado pelo organismo presidido por Arménio Pinho. A deliberação foi tomada no dia 10 de março, e teve como fundamento o facto de a prática de desporto implicar a interação e contacto de todos os intervenientes, propiciando o contágio.
Para além disso, existe o perigo de contágio entre o público que assiste aos jogos. Assim, a direção da AFA decidiu “suspender a realização de todos os jogos oficiais de futebol, futsal e futebol de praia até ao dia 23 de março; suspender os treinos de todas as seleções distritais, do curso de treinadores, de ações de formação, e demais atividades em curso e sob sua organização; comunicar aos clubes seus associados que, no mesmo período, devem os mesmos suspender a realização de treinos de todos os seus atletas, bem como a realização de outras atividades, incluindo jogos não oficiais; criar um grupo de trabalho de acompanhamento da situação, de forma a propor as medidas a adotar no dia 23 de março, relativamente às competições e às demais atividades organizadas pela AFA; solicitar aos clubes e demais agentes desportivos que apenas se desloquem aos serviços administrativos da AFA em caso de extrema necessidade, assim determinada após contacto com os serviços administrativos; e determinar um reforço do atendimento aos clubes, nomeadamente em termos de resposta, por via telefónica, por e-mail ou pela via das redes sociais”.
Dois dias depois do aviso da AFA, a FPF anunciou a suspensão de todos os jogos de futebol e futsal organizados pela entidade como medida de prevenção à propagação do vírus Covid-19. Note-se que só a Taça de Portugal e o Campeonato de Portugal são competições sob a alçada da FPF. Segundo o comunicado da FPF, “face à limitação crescente de acesso a instalações desportivas e à necessidade de toda a população seguir medidas eficazes de higiene e etiqueta respiratória foi decidido suspender as competições nacionais de futebol e futsal organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol. A medida é aplicada a partir de 13 de março e vigora por tempo indeterminado. A situação provocada pelo Covid-19 continuará a ser monitorizada pelo grupo de emergência que poderá rever – ampliando ou reduzindo – as medidas agora implementadas”.
Em Albergaria-a-Velha, além de jogos, treinos e competições suspensas, destaca-se o adiamento dos seguintes eventos:
– O jantar de celebração do 79º aniversário do SC Alba, previsto para sábado, dia 14 de março, no pavilhão municipal de Albergaria-a-Velha.
– XII Encontro de Escolas de Natação, marcado para dia 21 de março, na Piscina Municipal da Branca
– 38º Grande Prémio de Atletismo, uma iniciativa do CD Campinho agendada para dia 22 de março
– 2º Torneio de Natação Desporto Adaptado Cidade de Albergaria, marcado para dia 26 de março, na Piscina Municipal da Branca
– Jantar comemorativo do 31º aniversário do GDR Soutelo, previsto para dia 28 de março