“Eu sou pequena, mas o querer é gigante”: Liliana Araújo apresenta candidatura a Ribeira de Fráguas

0
305

Num comício marcado pela emoção e pela promessa de continuidade, Liliana Araújo apresentou a candidatura à Junta de Freguesia de Ribeira de Fráguas pelo CDS-PP, na noite de ontem,12 de setembro. Entre as propostas para a freguesia, destacou a requalificação da Estrada Nacional 163, novas pavimentações, reforço do apoio às escolas e transportes escolares, manutenção do gabinete social e do balcão cidadão, parcerias na área da saúde, projetos de proteção da floresta, a criação de um parque de autocaravanas e a dinamização do turismo e da cultura local.


Ainda o sol não se tinha posto e já a sede da Junta de Freguesia (JF) de Ribeira de Fráguas se vestia de azul e branco receber os novos e repetidos rostos do CDS-PP para as autárquicas de 12 de outubro. Bandeiras ao alto, hino do partido entoado em uníssono e uma multidão que, pouco a pouco, enchia o espaço exterior para assistir à apresentação da candidatura de Liliana Araújo à presidência da Junta. Entre despedidas emocionadas e promessas de continuidade, a noite foi marcada por elogios, balanços de obra feita e a projeção de novos desafios para o futuro da freguesia.

Despedida da Ribeira

O primeiro a subir ao tabelado e a ocupar o púlpito foi Henrique Caetano, presidente da concelhia do CDS em Albergaria-a-Velha, atual presidente da JF de Ribeira de Fráguas e número dois na lista à Câmara Municipal. Visivelmente emocionado, não escondeu o orgulho pelo caminho percorrido.

“Ver esta casa tão bem composta, com tanta gente que caminhou connosco lado a lado, enche-me de orgulho, enche-me de emoção. A primeira salva de palmas que eu peço é para vocês, porque se isto tem feito sentido é por vocês”, declarou.

Henrique recordou os oito anos à frente da freguesia, sublinhando que foram “dos melhores anos da vida”, vividos com intensidade e emoção. Entre as obras realizadas, destacou as 36 estradas pavimentadas, a criação do parque central com piscina, campo de futebol e espaços de convívio, a requalificação da sede da Junta, a abertura do balcão do cidadão, o reforço do transporte escolar e a aquisição de terrenos no valor de 200 mil euros, entre outras.

“Hoje, a freguesia, que é das mais pequenas do concelho, tem um orçamento acima de meio milhão de euros. Liliana, queria sair daqui com a certeza de que entregava esta freguesia a alguém que tivesse o mesmo amor por isto que eu. Pensei muito e se há coisa que me deixa tranquilo é saber que tudo aquilo que foi feito terá continuidade”, concluiu, em tom emocionado.

“A freguesia é linda”

Com a lágrima ao canto do olho, o ainda presidente de junta deu lugar à cabeça de lista Liliana Araújo. A candidata agradeceu a confiança e reforçou a ideia de que a candidatura se constrói em conjunto.

“Ver este salão cheio preenche-nos o coração, mas sobretudo confirma-nos a dimensão da responsabilidade daquilo que temos em mãos. Esta candidatura não se faz do valor de um, mas do valor de muitos. É a candidatura de todos nós, é a candidatura de todos vós”, afirmou.

Reconhecendo a obra feita pelo executivo cessante, Liliana apresentou algumas das prioridades para o próximo mandato: “acessibilidades – reconheçamos o esforço do atual executivo, foram pavimentadas mais de 30 ruas em toda a freguesia, estão já pensadas mais ruas para pavimentação nos diversos lugares e nós iremos fazê-lo. A requalificação da Estrada Nacional 163 (…) hoje não é digna, não responde às nossas necessidades diárias e compromete a segurança de quem a utiliza. Estre projeto vai mesmo sair do papel e dar às pessoas aquilo que elas merecem. Serviços, qualidade de vida, bem-estar – Cuidar das pessoas e responder às suas necessidades básicas foi e continuará a ser uma prioridade. Ao nível da educação com serviços de proximidade, que melhoram a qualidade de vida e ajudam a fixar as nossas pessoas, continuaremos a apoiar os ATL e as escolas, continuaremos a implementar melhorias nas condições internas, como por exemplo ao nível de sistemas de climatização e externas com espaços de recreio mais apelativos, geradores de aprendizagem alternativos, o transporte escolar continuará assegurado. Vamos manter e reforçar o gabinete de apoio social e o balcão cidadão tornando-os mais acessíveis e polivalentes. Saúde – Continuaremos a reforçar os serviços já disponíveis pela nossa junta, através do balcão SNS24, continuaremos a investir em parcerias para a prestação de serviços de saúde base e a promover sessões informativas à nossa população. Floresta e Agricultura – a nossa identidade natural. Está assim previsto no âmbito da defesa da floresta, por exemplo, a implementação de um projeto piloto no Carvalhal e ainda os projetos Aldeia Segura nos lugares do Vale e do Gavião. Ambiente, turismo desporto lazer e pela história e património cultural, áreas onde continuaremos a apostar e a desenvolver. Contem connosco para continuar a criar mais condições para potenciar o turismo de natureza e o turismo cultural. Alguns exemplos: a continua valorização do parque dos moinhos, a continua valorização dos três trilos criados, a manutenção das atividades físicas, culturas de bem-estar físico e mental, a implementação de sistemas de mobilidade suave, a criação de um parque de autocaravanas, a criação de um núcleo de história e património, a dinamização de um evento que promova a nossa gastronomia e cultura local e a definitiva afirmação do evento que tantos nos orgulha “Freguesia em Festa”. A nossa freguesia é linda”.

“Eu sou pequena, a freguesia é pequena, mas o querer é gigante. A força de trabalho é extraordinária. Assumimos desde o primeiro momento a continuidade do trabalho: proximidade, apoio, desenvolvimento. Não prometo que tudo será fácil, mas prometo estar sempre ao vosso lado”, garantiu.

“Que nem uma luva”

O atual presidente da Câmara e candidato à Assembleia Municipal, António Loureiro, não deixou de agradecer à freguesia o apoio dado ao longo dos últimos 12 anos.

Quis também sublinhar o papel de Henrique Caetano: “Foi um orgulho trabalhar contigo nos últimos oito anos. O meu avô dizia-me que quanto mais damos mais temos, e o Henrique é daquelas pessoas que dá sem querer receber. Obrigado por defenderes a tua população e mesmo assim te lembrares das outras freguesias”.

Em tom bem-humorado, prometeu um papel ativo e conciliador na Assembleia Municipal: “Não me casei para ser padre, não o sou, mas o meu comportamento a partir de agora vai ser mesmo de padre. O cargo da Assembleia Municipal é de isenção e defesa de toda a população. Acho que este papel me assenta que nem uma luva, porque gosto de ouvir e ajudar as pessoas”.

À candidata, deixou palavras de confiança: “Liliana, parabéns. Todos sabemos a qualidade que tens e a pessoa que és. As pessoas vão estar ao teu lado porque sabem que vais fazer mais pela Ribeira”, concluiu.

“A nossa equipa não é melhor. É muito melhor”

A sessão terminou com a intervenção de Carlos Coelho, candidato à Câmara Municipal e atual presidente da Junta de Freguesia da Branca, que não poupou elogios à equipa que tem e que prometeu “andamento” a Albergaria.

“Henrique, já foste. Estive aqui há oito anos e a sala estava bastante cheia, mas hoje está muito mais. Ribeira, peço desculpa. Vou-vos levar um grande presidente de junta, mas ele não vai embora. Vai estar de olhos postos em Ribeira de Fráguas e será sempre o meu braço direito e esquerdo. Quanto à Liliana, foi escolha unânime, a pessoa indicada para representar e bem esta freguesia”, disse. “O António Loureiro queixou-se e disse que eu era chato. Eu quero… queremos que as juntas se revoltem, que falem. Sabem porquê? Porque quem ganha é o povo. É pelo povo que temos de trabalhar. O sucesso não aparece do céu, é preciso trabalho. E a nossa equipa não é melhor. É muito melhor. Para conseguirmos dar o melhor por Albergaria temos de ser persistentes, trabalhar em conjunto. O sucesso de ribeira de fráguas deve-se a quem esteve cá e tenho a certeza que vai continuar pelo empenho das pessoas que aí veem”, terminou.