Foto: DR
O Albergaria conVIDA foi classificado como Ecoevento pela ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro, S.A. A classificação é atribuída aos certames que se destacam pelo compromisso de redução do impacto ambiental, promovendo, para isso, a gestão adequada de resíduos.
Durante o festival vai decorrer uma campanha de sensibilização junto das associações dinamizadores de tasquinhas e expositores, que estão a alertar para a necessidade e importância da separação dos resíduos. Nestes espaços são entregues sacos verdes, amarelos e azuis, que são recolhidos ao longo do certame.
No recinto do Albergaria conVIDA estão ainda colocados vários ecopontos amovíveis, para que os visitantes possam colocar o seu lixo de papel, vidro e plástico/metal, para que estes não se misturem com os resíduos indiferenciados.
“Este programa dos Ecoeventos chama a atenção para a separação das embalagens e também para a redução dos resíduos. Aqui em Albergaria é um programa que tem vindo a ser implementado paulatinamente, tem estado a correr muito bem”, referiu José Calhoa, administrador executivo da ERSUC, ao Jornal de Albergaria, acrescentando ainda que “Albergaria tem bom ambiente”.
De acordo com a quantidade de resíduos recolhidos no evento, a ERSUC fará uma valorização dos mesmos em dinheiro. A Câmara Municipal vai entregar a receita a uma das Associações que esteve presente no certame.
A ERSUC identifica os principais eventos promovidos pelos municípios ou outros promotores, e avalia se a organização dos mesmos apresentam objetivos focados na promoção da prevenção e redução de quantidades de resíduos produzidos, a separação de embalagens e a recolha seletiva e respetivo encaminhamento para reciclagem das quantidades recolhidas no Evento.
Para uma iniciativa ser considerada um Ecoevento, tem que cumprir os seguintes requisitos mínimos :
– Implementar a recolha seletiva de embalagens no local onde se realiza e entregar as embalagens à empresa do Grupo;
– Realizar ações de formação e sensibilização junto dos produtores de resíduos e dos participantes do evento, dedicadas a boas práticas de prevenção, reutilização e reciclagem de resíduos;
– Colaborar na monitorização e avaliação de resultados quanto aos resíduos produzidos e/ou evitados;
– Implementar boas práticas ambientais no local onde se realiza o evento, com preocupações evidenciadas quanto à utilização da água, da energia, do solo, do ar, ou outras.
– Promover e divulgar as iniciativas ambientais realizadas aos públicos do evento, fazendo a associação ao Município promotor e à marca do sistema.