Marcado para 15 de novembro, o evento, organizado pela Associação BioLiving, quer “discutir os impactos dos incêndios na conservação da natureza e biodiversidade e identificar soluções para uma paisagem mais resiliente”. A participação é gratuita e estão todos convidados: especialistas e curiosos.
A Associação BioLiving organiza a nona edição da Conferência BioFÓRUM, sob o mote “A Biodiversidade e o Fogo: Como coexistir?”, na Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha, no dia 15 de novembro. “Este ano, o evento tem como objetivo discutir os impactos dos incêndios na conservação da natureza e biodiversidade e identificar soluções para uma paisagem mais resiliente e uma melhor coexistência entre comunidades, ecossistemas e o fogo”, apresenta a organizadora, em nota enviada à imprensa.
O evento destina-se à comunidade em geral, investigadores, técnicos e associações e visa ser “uma oportunidade de diálogo e reflexão sobre os desafios que o fogo coloca à biodiversidade, como a perda de habitats e a degradação do solo, mas também sobre as oportunidades de uma gestão integrada, capazes de criar paisagens mais resilientes, valorizar o território e reforçar a cooperação entre agentes locais, entidades públicas e sociedade civil”.
O encontro arranca à 9h e contará com intervenções de representantes de diversas entidades públicas e privadas, bem como com a apresentação de projetos de investigação relacionados com o tema. Terá igualmente lugar uma mesa-redonda dedicada à reflexão sobre o contributo da floresta nativa para a resiliência dos territórios e sobre o papel da cidadania ativa na prevenção dos incêndios e na promoção da biodiversidade.
As inscrições para o BioFórum são gratuitas, mas obrigatórias – e são feitas através do formulário: https://forms.gle/hJQuNDeaNfar2LrJ8. Para mais informações, pode visitar as redes sociais da Associação BioLiving, enviar e-mail para secretariado@bioliving.pt ou contactar 935 293 911 / 935 722 313.
O IX BioFórum é organizado em parceria com o Município de Albergaria-a-Velha, no âmbito do programa CIRA Natura, apoiado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro através do PAPERA 2025.
Até agora, são estes os oradores confirmados:











