O programa ‘Floresta Seguras, Aldeias Seguras’ convida jovens dos 16 aos 30 anos a contribuir para a vigilância do território em momentos de maior risco de incêndio. A ação decorre de 4 de agosto a 24 de setembro e os voluntários podem optar por não participar na totalidade dos dias de atividade.
O Município de Albergaria-a-Velha, através da Proteção Civil Municipal, convida jovens dos 16 aos 30 anos para o programa de voluntariado ‘Floresta Seguras, Aldeias Seguras’, que visa a vigilância do território durante o período de maior perigo de incêndio, com ações a decorrer de 4 de agosto a 24 de setembro.
“Após os incêndios de setembro de 2024, revela-se ainda mais importante a presença ativa nas nossas florestas, principalmente nos dias em que são decretados os alertas máximos de perigo de incêndio e, por consequente, são proibidas uma série de atividades em território florestal, levando a que as florestas fiquem desertas, tornando-as mais suscetíveis aos incêndios”, explica a Proteção Civil de Albergaria, em publicação nas redes sociais.
Deste modo, o trabalho realizado pelos voluntários consistirá na vigilância móvel, a pé e/ou de bicicleta, como forma de “popular a floresta, dissuadir comportamentos de risco e detetar antecipadamente focos iniciais de incêndio”. As situações de potencial perigo devem ser, como parte das tarefas dos voluntários, reportadas ao coordenador do grupo. A vertente de sensibilização da população será feita consoante as oportunidades que surjam no terreno.
As inscrições são feitas através do formulário https://shorturl.at/IIWXl, sendo que deve considerar apenas o período de inscrição referente ao período de 4 de agosto a 24 de setembro. Pode inscrever-se até 4 de agosto ou durante a extensão do programa de voluntariado, não sendo obrigatória a presença diária na atividade.
O portal do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, parceiro do projeto, aguarda atualização para a eliminação das datas erradamente associadas ao programa. A Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior, a Junta de Freguesia da Branca e a GNR são igualmente parceiras do ‘Floresta Seguras, Aldeias Seguras’.






