A AveiMaster foi a única empresa de Albergaria distinguida na Gala das Empresas Gazela 2021, que decorreu, 21 de junho, em Ovar. Especializada na importação e distribuição de equipamentos e acessórios industriais, a AveiMaster pertence a um grupo com mais de 15 anos de experiência na área de importação, exportação e distribuição nacional. O grupo emprega atualmente 72 pessoas e, em 2020-2021, apresentou um volume de 5.240.638.17 euros.
Para o empresário responsável, Carlos Aguiar, “este prémio representa o esforço de vários anos que é publicamente reconhecido. Principalmente nos dois últimos anos foram situações peculiares devido à pandemia do Covid-19 e, neste momento, à guerra na Ucrânia. Ainda assim, nunca baixamos os braços e depois deste prémio temos certeza de que estamos no caminho certo”.
Carlos Aguiar disse ainda ao Jornal de Albergaria, que é preciso resiliência e capacidade de sacrifício para conseguir bons resultados: “O crescimento da empresa vem de muitas noites sem dormir, preocupações, principalmente na altura em que a pandemia nos afetou, a partir de Março de 2020. Acordava às 4, 5 da manhã e o trabalho prolongava-se pela manhã, tarde e muitas vezes até à noite”.

O empresário refere que tem também a AveiTeam (Pronto-Socorro e Assistência), empresa que pertence ao grupo AveiMaster e que “foi talvez a maior responsável neste prémio, pois permitiu-nos, em poucos anos, explorar novas possibilidades no mercado e mostrar em campo as nossas competências”.
Costuma-se dizer que “o segredo é a alma do negócio”, mas não resistimos a perguntar a Carlos Aguiar qual é o seu “segredo”. A resposta foi clara e assertiva: “Talvez seja a resiliência. Mesmo quando as coisas parecem não estar a ir no sentido pretendido, temos de abraçar a realidade e ir em frente. Não podemos parar. O sentido de responsabilidade deste ‘barco’ é o combustível que nos alimenta. Fora isso, sermos igualmente reconhecidos pelo público em geral. É nestes momentos que percebemos que está tudo certo. Mas ainda assim, muito trabalho para fazer pela frente”.
As “Gazela” são empresas que, num curto espaço de tempo, cresceram exponencialmente, diferenciando-se das restantes pela capacidade de gestão e pelos riscos que assumem. As distinções são atribuídas com base num estudo efetuado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C), tendo em conta as prestações do ano anterior. A região Centro conta com 91 empresas ‘Gazela’, que empregam 3.875 pessoas e geram um volume de negócios de 914 milhões de euros e 571 milhões de euros de exportações. 18 dessas empresas estão localizadas no território da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), nomeadamente cinco na capital de distrito, outras cinco em Ovar e quatro em Águeda. Albergaria-a-Velha, Anadia, Ílhavo e Vagos figuram na lista com uma empresa por concelho. Na zona centro, o distrito aveirense é o que reúne o maior número de empresas Gazela 2021.
Texto redigido por Sofia Meneses