Simulador: saiba quando será vacinado contra a covid-19

0
1208
Imagem: Dado Ruvic/Reuters

Imagem: Dado Ruvic/Reuters

Mecanismo não indica o dia exato em que irá receber a vacina, mas informa em que grupo se enquadra e em que altura do ano está prevista a administração da vacina.
O Governo lançou um simulador que permite a cada cidadão ter uma previsão de quando vai ser vacinado contra a covid-19.
O simulador (https://covid19.min-saude.pt/vacinas/) começa por lhe solicitar o ano de nascimento e a indicação se já foi diagnosticado com covid-19. Num outro campo, terá de indicar a atividade profissional, situações que podem adequar com a sua condição atual (por exemplo, se é residente num lar) e ainda que doenças já lhe foram diagnosticadas. Depois só terá de submeter e receberá de imediato a indiciação de quando será convocado para ser vacinado.
A DGS reforça que “esta informação é meramente indicativa. Podem existir diferenças face ao resultado deste simulador. Não é possível pedir a marcação da sua vacina para a covid-19, mas será contactado pelo Serviço Nacional de Saúde para esse efeito”.
À semelhança de outros países da União Europeia, em Portugal a vacina é facultativa e  gratuita, sendo assegurada pelo Serviço Nacional de Saúde. Assim sendo, na altura prevista para a vacinação deverá receber um SMS a questionar se quer ou não ser vacinado.