O Governo português vai decidir esta quinta-feira, o encerramento de todos os estabelecimentos de ensino desde o Básico ao Superior. As medidas vão entrar em vigor a partir desta sexta-feira, avança um membro do executivo à agência Lusa. Os pormenores só vão ser conhecidos no final da reunião de hoje do Conselho de Ministros, que teve início pelas 09h30.
A mesma fonte adiantou que “a informação que o Governo recebeu esta quarta-feira, após reunião com epidemiologistas, foi considerada muito relevante e determinante para a decisão, tendo em conta o crescimento da variante britânica do novo coronavírus em Portugal“.
O objetivo principal do Governo passa assim por “isolar todo o sistema escolar” uma vez que “não havendo aulas, evita-se que as pessoas sejam forçadas a sair de casa“.
O encerramento das escolas era já uma medida que vários organismos vinham a exigir nos últimos dias. É o caso da Federação Nacional de Professores (Fenprof) que, numa comunicação aos jornalistas na passada quarta-feira, defendeu que “enquanto durar um confinamento que se pretende geral, as escolas não podem continuar a ser exceção e também deverão encerrar, contribuindo, dessa forma, para travar e inverter o rumo da pandemia“. “Os números da pandemia em Portugal, tanto de infeções, como de óbitos, assim o justificam“, rematou o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira.
Universidade de Aveiro adapta-se aos constrangimentos
Na Universidade de Aveiro (UA) as atividades foram ajustadas de acordo com as regras de confinamento. Até ao momento as atividades letivas e de investigação mantêm-se em regime presencial mas o teletrabalho é a modalidade preferencial sempre que as condições o permitam.
O atendimento ao público dos Serviços de Gestão Académica (SGA) e as secretarias das unidades orgânicas continua a ser realizado por marcação prévia, que deve ser feita através dos seguintes links: Agendamento SGA; Contacto das secretarias .
As cantinas e bares mantêm o sistema de take-away e a universidade disponibiliza ainda espaços para consumo destas refeições ou outras trazidas de casa.
As bibliotecas da Universidade de Aveiro e a Domingos Cravo atendem presencialmente de segunda a sexta-feira entre as 09h30 e as 20h00. Já a Mediateca e as bibliotecas da Escola Superior Aveiro Norte e da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda atendem de segunda a sexta-feira das 09h00 às 20h00.
Desde 18 de janeiro que a UA passou a disponibilizar um formulário para facilitar o processo de comunicação relacionado com a Covid-19, que pode ser consultado aqui.