‘Encontros com a Educação’ traz oficina com estratégias para melhorar desempenho escolar

0
211

O município de Albergaria-a-Velha organiza, no dia 11 de junho, mais uma oficina de capacitação dirigida a docentes e encarregados de educação no âmbito do plano de promoção do sucesso escolar ‘Encontros com a Educação – Todos pelo Sucesso’. A ação, denominada ‘Mindfulness em Contexto Escolar e Familiar’ tem lugar às 21h30, na plataforma Zoom. A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória aqui.

O mindfulness, consiste num treino mental que ensina as pessoas a lidarem com os seus pensamentos e emoções. O conceito começa a ser considerado um fenómeno emergente em contextos escolares, pela melhoria dos resultados físicos e mentais dos estudantes e, consequentemente, dos professores. É definido como um estado mental, assente num conjunto específico de características, gerador de tranquilidade e bem-estar interior, necessários para um desempenho académico positivo de cada criança e jovem em idade escolar.

A prática diária do mindfulness gera sentimentos de compaixão e resiliência, importantes na autorregulação emocional, aplicada à superação dos desafios diários particulares do contexto escolar“, explica o município em comunicado.

Na oficina de 11 de junho vão ser apresentados os princípios de mindfulness, a sua origem, os benefícios da sua prática, havendo ainda tempo para experimentar algumas estratégias.