O Município de Albergaria-a-Velha comunicou, no dia de ontem, 9 de outubro, através das redes sociais, que os agricultores afetados pelos incêndios de setembro podem agora candidatar-se a apoios simplificados, até 6 000€, através de uma plataforma recentemente disponibilizada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC). A ferramenta online, acessível em https://pdp.ccdrc.pt, tem como objetivo agilizar o processo de compensação para os prejuízos sofridos, que incluem perda de animais, culturas anuais, plantações plurianuais, máquinas e equipamentos.
A criação desta plataforma enquadra-se na Resolução do Conselho de Ministros n.º 130-A/2024, que reconhece todo o território do Município de Albergaria-a-Velha como elegível para a atribuição destes apoios. Os agricultores que se encontrem em situação de perda podem agora declarar os seus prejuízos de forma rápida e prática, com o intuito de receber apoio financeiro para a recuperação das suas atividades.
Além dos apoios monetários até 6 000€, existe também a possibilidade de acesso a valores superiores através da candidatura à Ação 6.2.2 – Restabelecimento do Potencial Produtivo, do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR2020), disponível em http://www.pdr-2020.pt/Candidaturas. A declaração de prejuízos na plataforma da CCDRC é obrigatória para a elegibilidade destas ajudas.
Para mais informações e esclarecimentos, estão disponíveis os emails incendios2024@ccdrc.pt e projetos@cm-albergaria.pt, e o contacto 234 529 300.