Parlamento dos Jovens recebido em Albergaria-a-Velha

0
79

A sessão distrital da iniciativa da Assembleia da República terá palco no Cineteatro Alba. Os participantes de Aveiro (distrito) preparam, na presença de um deputado parlamentar e do presidente da Câmara Municipal de Albergaria, o tema para levar à fase nacional, em maio: “Novas Tecnologias: Oportunidades e Desafios para os Jovens”.

No dia 17 de março, a Sessão Distrital do Ensino Básico do Programa Parlamento dos Jovens é realizada no Cineteatro Alba, das 9h às 18h30. Finalizada a 1.ª parte do programa, que culminou com a aprovação do Projeto de Recomendação em cada uma das escolas participantes e onde foram eleitos os respetivos deputados à Sessão Distrital e à Mesa da Sessão, inicia-se agora a fase das sessões distritais/Regionais – que terá, este ano, palco em Albergaria.

Para além da presença de um deputado da Assembleia da República e do presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, estarão reunidos, no Cineteatro Alba, vários representantes de instituições educativas e apoiantes de grupos juvenis, entre os quais a DGESTE/DSRC.

A sessão conta com a representação de 47 escolas e agrupamentos escolares da região de Aveiro, cada um deles representado pelos respetivos deputados, que irão preparar o tema a levar à fase seguinte, na Assembleia da República: “Novas Tecnologias: Oportunidades e Desafios para os Jovens”, escolhido pela reflexão que permite fazer sobre as inovações emergentes, como a ascensão da inteligência artificial.

Desde 1995

O programa Parlamento dos Jovens, em colaboração com a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares/Direcção de Serviços da Região Centro e outras entidades, reúne alunos do ensino básico e secundário, abrangendo instituições públicas, particulares e cooperativas.

Esta iniciativa integra alunos de 1135 escolas de todo o território nacional, representantes das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de fora da Europa, bem como professores e comunidades educativas.

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa promovida pela Assembleia da República desde 1995, com o intuito de educar os mais novos, sobretudo os jovens do 2.º e 3.º ciclos, sobre as diversas funções do órgão de poder nacional.

A ordem de trabalhos inclui temas relacionados com a cidadania, legislação, fiscalização, ética social e, no âmbito político, o incentivo ao debate democrático e a valorização dos princípios da democracia na sociedade. Os participantes têm ainda a oportunidade de aprender e discutir os desafios enfrentados pelo país e pelo mundo.