- Publicidade -
16.6 C
Albergaria-a-Velha
InícioSociedadeMunicípio investe mais de um milhão para fortalecer a rede social de...

Município investe mais de um milhão para fortalecer a rede social de Albergaria

- Publicidade -

O Município de Albergaria-a-Velha vai canalizar 1,14 milhões de euros para duas instituições do concelho, investimento que promete transformar o apoio prestado a centenas de utentes.

Fotos: Câmara Municipal


Mais de um milhão de euros vão reforçar a rede social do concelho. Na tarde de 5 de fevereiro, o Município de Albergaria-a-Velha formalizou dois contratos programa de apoio ao investimento com instituições particulares de solidariedade social, num montante global de 1 140 000 euros, destinados à APPACDM de Albergaria-a-Velha e ao Centro Social e Paroquial Santa Eulália de Valmaior.

Segundo a informação divulgada no website oficial da autarquia, “estes apoios ao investimento têm como objetivo a ampliação e qualificação das respostas sociais à comunidade”, enquadrando-se na estratégia municipal de fortalecimento da ação social no território.

À APPACDM será atribuída uma comparticipação financeira de 600 mil euros. Este valor vai financiar as obras de ampliação do Lar Residencial e a construção do novo CACI, Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão – obra que já está em curso. Atualmente, a instituição abrange 54 utentes nas respostas sociais de CACI, Lar Residencial e Serviço de Apoio Domiciliário, sendo, de acordo com o Município, “a principal instituição que opera no concelho com respostas sociais destinadas às pessoas adultas com deficiência ou incapacidade”.

Já o Centro Social e Paroquial Santa Eulália de Valmaior vai receber uma comparticipação de 540 mil euros. A verba destina-se à aquisição do imóvel e do terreno da Quinta dos Meireles, com vista à reorganização e construção de um edifício que concentre as várias respostas sociais, que atualmente funcionam “em edifícios distintos e dispersos”. A autarquia refere que “há muito se manifesta urgente a mudança de instalações, garantindo uma melhor prestação de cuidados aos seus utentes e melhores condições de trabalho aos seus colaboradores”.

Esta instituição assegura respostas nas áreas de Creche, Jardim de Infância, Centro de Atividades de Tempos Livres, Centro de Convívio e Serviço de Apoio Domiciliário, abrangendo um total de 216 utentes.

A transferência dos montantes será efetuada em tranches, ao longo de quatro anos, “mediante a apresentação de comprovativos de despesas não comparticipadas no âmbito dos apoios públicos PRR e PARES”. Assim, o apoio municipal complementa outros financiamentos públicos, assegurando a concretização dos investimentos previstos.

O Município recorda ainda que tem por atribuições “a promoção e salvaguarda dos interesses próprios das respetivas populações, designadamente, no domínio da ação social”, razão pela qual a Câmara Municipal deliberou apoiar as duas entidades, considerando estes investimentos de interesse estratégico para o concelho.

- Publicidade -
- EDIÇÃO IMPRESSA -

CONECTE-SE

20,928GostosGostar
0SeguidoresSeguir

EM DESTAQUE

- Publicidade -

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

- Publicidade -