O município de Albergaria-a-Velha plantou na manhã desta sexta-feira um carvalho alvarinho no jardim da Alameda 5 de outubro. A árvore foi oferecida pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) no âmbito da campanha ‘Restauro Florestal: o caminho para a recuperação e o bem-estar’ também como forma de celebrar o Dia Internacional das Florestas, que se assinala a 21 de março.
Durante o gesto simbólico, o executivo camarário decidiu batizar a árvore de “Tucha”, em homenagem à artista Tucha Martins, falecida no final de fevereiro e que foi responsável pela organização do Festival dos Modos que Nascem Coisas, que anualmente se realizava no mesmo local onde se encontra a nova árvore.
O momento contou com a presença de António Loureiro, presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, das vereadoras Catarina Mendes e Sandra Almeida bem como de colaboradores municipais da Divisão do Ambiente e Gabinete Técnico Florestal.
A plantação desta árvore faz parte da iniciativa nacional que tem como objetivo realçar a importância da ação para a recuperação das florestas. Para tal, o ICNF disponibiliza 50 mil árvores autóctones a entidades locais, mas qualquer cidadão e proprietários rurais também podem aderir à iniciativa. Para obter uma destas árvores de espécies autóctones deve inscrever-se para as recolher através do contacto telefónico do local selecionado ou para o e-mail: ICNFsomosTODOSnos@icnf.pt.
A partir de hoje até 26 de março, os interessados podem levantar a sua árvore em qualquer ponto de atendimento espalhados por várias cidades do país. No distrito de Aveiro o local mais próximo é em S. Jacinto, na Estrada Nacional nº327 e com o contacto pelo 234 331 282.
Pode consultar o resto da lista aqui e saber mais informações sobre a iniciativa através deste link.