‘Mão Amiga’ e ‘Pais do Curval’ lançam propostas para “Bairro Feliz” em Albergaria

0
10

Já estão abertas as votações no Pingo Doce de Albergaria-a-Velha para o concurso “Bairro Feliz”, dinamizado pela empresa a nível nacional. Conheça as propostas apresentadas no concelho e pela IPSS local que tem o projeto a votos no supermercado de Estarreja. As votações estão abertas até dia 15 de novembro.

A edição de 2025 do concurso “Bairro Feliz” abriu as votações no dia 16 de outubro, nas 29 lojas do Pingo Doce no distrito de Aveiro, incluindo a de Albergaria-a-Velha. O desafio lançado pela empresa visa apoiar projetos de cariz solidário e comunitário que impactem as localidades de forma positiva.

Até 15 de novembro, cada loja terá dois projetos locais em votação e são os clientes que escolhem o vencedor, ao qual o Pingo Doce atribui um apoio máximo de 1000 euros para a concretização da ideia, ajustado ao valor da iniciativa inicialmente apresentada.

As votações são feitas através da “Moeda Bairro Feliz”. Por cada 10 euros em compras no Pingo Doce, recebe uma destas fichas verdes, com máximo de três moedas por compra. De seguida, basta colocar a chapinha na/s iniciativa/s que pretende ajudar. A votação tem de ser feita no supermercado onde foi realizada a compra.

A 5.ª edição do Bairro Feliz apresenta em Albergaria-a-Velha um projeto da AHMA – Associação Humanitária Mão Amiga e um da Associação de Pais da Escola Básica do Curval – que, apesar de pertencer ao concelho de Oliveira de Azeméis, freguesia de Pinheiro da Bemposta, optou por se candidatar em Albergaria. Por outro lado, o Centro Social e Paroquial de São Vicente da Branca foi um dos finalistas no Pingo Doce de Estarreja.

Servir as crianças

O projeto AHMA – Associação Humanitária Mão Amiga destina-se ao restauro de duas casas de banho das instalações da Casa de Acolhimento “O Aconchego”, em Assilhó, para maior conforto e bem-estar das crianças e jovens nela acolhidos.

A Associação Humanitária Mão Amiga é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos nascida em 1999, com o objetivo “inerente à criação” de “defesa do superior interesse das crianças”, como se lê no website da AHMA. A IPSS oferece hoje serviços em quatro valências: Centro de Acolhimento Temporário “O Aconchego”; Creche e Jardim-de-Infância “Lápis e Cor” e Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental “Raio de Sol…para Todos”.

De momento, “existe a necessidade de melhorar as suas infraestruturas atuais para continuar a cumprir a sua missão. Hoje em dia, a AHMA acolhe maioritariamente crianças e jovens com mobilidade reduzida e necessidades educativas especiais”, escrevem, na nota de apresentação da proposta.

“Jardim dos Saberes”

Por sua vez, a Associação de Pais da Escola Básica do Curval, na freguesia vizinha do concelho, apresenta uma proposta para “promover um ambiente exterior mais funcional e ecológico que incentive o bem-estar, a convivência no espaço escolar e o contacto com a natureza”, como descrevem.

O “Jardim dos Saberes” planeia materializar-se na melhoria do espaço de recreio com instalação de bancos, zonas de sombra para descanso e construção de uma pequena horta escolar.

Para além disso, o projeto visa igualmente a realização de ações de limpeza e manutenção dos jardins, bem como a promoção de promover campanhas de sensibilização para a preservação do espaço.

Espaço melhor para brincar

O Centro Social e Paroquial de São Vicente da Branca quer um espaço ao ar livre melhorado para servir as crianças na IPSS.

Para tal, concorrem ao Bairro Feliz para uma ajuda na reabilitação do piso degradado, pintura de paredes e muros e a marcação de jogos tradicionais e de um campo de futebol no chão.

O projeto visa ainda a criação de canteiros que possibilitem cultivar alimentos, com o propósito acrescido de desenvolver o conhecimento sobre o solo e agricultura, bem como estimular a ligação dos maios novos com o meio ambiente.

“O objetivo é melhorar o ambiente de brincadeira e promover o crescimento saudável dos utentes”, sintetiza a instituição, na apresentação do projeto.