Os trabalhos vão decorrer nos próximos três meses, no seguimento dos danos provocados pela catástrofe de setembro de 2024. A iniciativa visa tornar os percursos mais resilientes para futuras situações extremas.
O Município de Albergaria-a-Velha celebrou, na terça-feira, dia 11, um protocolo de colaboração com o Exército Português – Regimento de Engenharia N.º 3 que contempla a execução de trabalhos de beneficiação de caminhos rurais e florestais, visando a melhoria do acesso dos meios de combate a incêndios, como se lê no website da autarquia.
O Destacamento de Engenharia irá trabalhar, nos próximos três meses, sob orientações do Serviço Municipal de Proteção Civil em caminhos rurais e florestais severamente danificados pelos incêndios que devastaram o concelho em setembro de 2024. Os trabalhos visam construir um território “mais resiliente e melhor preparado para enfrentar situações extremas como os incêndios florestais”, como escrevem.
“Nos termos da Constituição e da lei, incumbe ao Exército colaborar em missões de proteção civil e em tarefas relacionadas com a satisfação das necessidades básicas e a melhoria da qualidade de vida das populações”, acrescenta o Município, na mesma nota de imprensa.

