Distrito de Aveiro em alerta devido ao agravamento do estado do tempo

0
1131
DR
DR

A partir de hoje até dia 09 de dezembro Portugal Continental está em alerta devido ao agravamento das condições meteorológicas causadas pela aproximação da depressão Barra do território nacional. Apesar de não estarem previstos impactos diretos sobre o país, a superfície frontal fria, que está associada à depressão, vai atravessar todo o território a partir da tarde de hoje até ao fim da manhã de amanhã.

Está prevista a ocorrência de precipitação, por vezes forte no dia de hoje que será de neve, em especial no dia 8, acima dos 1100/1200 metros, podendo atingir os 800/1000 metros nas serras do extremo norte do território continental. O vento também irá aumentar de intensidade sobretudo amanhã e consequentemente prevê-se o aumento gradual da agitação marítima na costa ocidental, a partir do fim da tarde de hoje, com a altura significativa das ondas a poder atingir os sete metros nos dias 8 e 9.

É devido à agitação marítima que o distrito de Aveiro entra a partir das 21h00 em alerta amarelo que se vai prolongar até às 03h00 de dia 8. O nível de alerta sobe para laranja entre as 03h00 de dia 8 e as 12h00 de dia 09 com ondas de noroeste com 5 a 6 metros de altura significativa podendo atingir 12 metros de altura máxima. A partir das 12h00 de dia 9 até às 21h00 o alerta regressa ao amarelo.

A precipitação com períodos de chuva por vezes forte também vai deixar o distrito em alerta amarelo das 14h00 às 20h00 de hoje.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera alerta ainda para a descida da temperatura no dia de amanhã, que associada à intensificação do vento, irá provocar um aumento do desconforto térmico.

Foto: DR