As inscrições estão abertas até dia 11 de abril. Saiba como apresentar candidatura.
O Festival Pão de Portugal, já a caminho da 12.ª edição, decorre, este ano, de 30 de maio a 1 de junho, na Quinta da Boa Vista/Torreão. Os interessados em integrar o certame na vertente de comercialização de bens pode inscrever-se para tal até dia 11 de abril.
A candidatura pode ser efetuada por entidades individuais ou coletivas, de origem local, regional ou nacional; desde que exista ligação do produto à estrela da festa: o pão. À semelhança de edições anteriores, este leque inclui, para além do pão, produtos como enchidos, queijos e doçaria de pastelaria.
Os expositores têm de estar disponíveis ao público de acordo com os horários estabelecidos, funcionar duas horas antes da inauguração, exibir preços de forma visível, aceitar fiscalizações e não comercializar produtos que não estejam relacionados com o festival.
Os custos para participar no festival com expositor variam: não há taxa para os produtores de pão; 75€ é o valor para os expositores de produtos complementares; e 200€ para os envolvidos na restauração em geral. Os valores das outras modalidades de exposição serão definidos pela Câmara Municipal. O pagamento deve ser efetuado até às 17h30 do dia 30 de abril.
Os critérios de admissão aplicam-se quando o número de candidaturas ultrapassa a quantidade de espaços disponíveis e incluem parâmetros como: a identidade do pão e o seu valor local, regional ou nacional; a experiência em festividades semelhantes; e a participação em edições anteriores do Festival Pão. A admissão é efetuada após o pagamento e a apresentação da declaração de regularidade da situação fiscal.
As candidaturas podem ser efetuadas através de formulário online ou presencialmente no Serviço de Atendimento ao Munícipe, nos Paços do Concelho. Antes de submeter a candidatura, consulte todas as normas legais.