Aveiro vai ter primeiro ferryboat elétrico

0
823
DR
DR

A apresentação pública do primeiro ferryboat elétrico de Portugal foi realizada ontem, nos estaleiros da Navaltagus, no Seixal. Trata-se de uma embarcação totalmente elétrica, com zero emissões de CO2 e construída por marcas nacionais, que vai operar na travessia entre a freguesia de São Jacinto e o Forte da Barra.
A implementação do primeiro ferryboat elétrico de Portugal e da Europa do Sul prevê ter lugar para 19 viaturas e 260 passageiros, o que representa um aumento substancial em comparação aos atuais serviços. As características da embarcação preveem a capacidade de realizar 28 travessias diárias e a implementação de rampas em ambos os lados tornam a entrada e saída de passageiros mais eficaz.
O presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, durante a apresentação do projeto refere que este passa a ser “um instrumento novo, de inovação, de valorização e intervenção ambiental contributiva para reduzirmos o tamanho da nossa pegada ecológica. É também um instrumento poderoso de marketing territorial”.
A construção vai ser da responsabilidade do Grupo ETE e está prevista arrancar no início do terceiro trimestre de 2021 com um prazo de execução de 18 meses. Na apresentação do projeto, o administrador do Grupo ETE, Luís Figueiredo, admite encarar este projeto “com grande entusiasmo” e defende que a construção do primeiro ferryboat de Portugal e um dos primeiros a nível europeu “posiciona-nos na vanguarda a nível da engenharia, permitindo-nos dar resposta a um desafio pioneiro na área da mobilidade”. Pelas características do projeto, o responsável acredita que “este será apenas o primeiro passo de um caminho que alavancará o mercado da mobilidade elétrica e da preocupação crescente com a sustentabilidade”.
A embarcação foi desenhada pelas empresas portuguesas Alma Design e Tomás Costa Lima Design que se inspiraram nos moliceiros, nas aves da ria, nas salinas, nas velas dos moliceiros, nos canais, na cultura e em vários elementos da região de Aveiro para projetar a embarcação.
Este projeto resulta de um investimento de quase sete milhões de euros, com financiamento de 2,2 milhões de euros pelo POSEUR, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo de Coesão. Segundo Ribau Esteves, este é o segundo maior investimento do executivo aveirense deste mandato.