Albergaria integra Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica

0
540

No passado dia 4 de novembro Albergaria-a-Velha foi integrada na Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (APTCVC). Junta-se, assim, às cidades de Coimbra e Loulé que integraram também a associação na mesma data.

Na sessão de adesão em Barcelos, esteve presente Delfim Bismarck, vice-presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, que apresentou o concelho e a sua ligação à atividade cerâmica artesanal e industrial.

A APTCVC nasceu em 2018, fundada pelos municípios de Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares. Desde então tem vindo a expandir-se a admitir novos municípios membros.

A associação tem como missões promover e incentivar o desenvolvimento económico, turístico e patrimonial dos territórios com larga expressão de cerâmica, abrangido pelos municípios membros, contribuindo para o reforço da identidade cultural e preservação da memória coletiva. A entidade visa ainda promover a nível nacional e internacional a defesa, preservação e promoção do património cultural associado à atividade cerâmica.

A APTCVC integra o Agrupamento de Cidades Cerâmicas (AeuCC), que engloba mais de 120 cidades em sete países europeus: Alemanha (10 cidades), Espanha (29), França (10), Itália (46), Portugal (18), Roménia (12) e República Checa (3). O agrupamento visa desenvolver intercâmbios e a cooperação transnacional no domínio da arte e do artesanato cerâmico, principalmente para criar coesão social e económica, desenvolvendo projetos e serviços para os interlocutores deste setor, no quadro das novas políticas europeias para os territórios.